15 de agosto é dia da Assunção de Nossa Senhora

O dia 15 de agosto é muito especial para todos os Católicos. Celebra a assunção de Nossa Senhora, que subiu aos céus para se juntar ao seu filho Jesus, onde está a olhar sempre por nós.

SANTOS, ANJOS E ORAÇÕES

O dia 15 de agosto é muito especial para todos os Católicos. Celebra a assunção de Nossa Senhora, que subiu aos céus para se juntar ao seu filho Jesus, onde está a olhar sempre por nós.

Chama-se Assunção de Nossa Senhora porque se acredita que a Virgem Maria subiu aos Céus, não só em espírito mas também com o corpo. Assunção significa “elevação”.

Por ter sofrido tanto e por ter vivido sempre livre de pecado, Maria foi recompensada por Deus, que a fez subir ao Céu sem viver as tormentas da morte terrena.

A Assunção de Nossa Senhora está relacionada com o mistério da salvação humana e foi considerada um dogma da fé em 1950, pelo Papa Pio XII, embora já fosse aceite pelos cristãos desde o tempo de Jesus. Em Portugal esta celebração ganhou especial relevo no século XIV. Conta-se que, dias antes da festa em honra da Assunção de Nossa Senhora, os castelhanos invadiram Portugal, com o objetivo de matar o Mestre de Avis, D. João I, para que ele não pudesse suceder ao trono após a morte prematura de D. Fernando. O Mestre de Avis rogou a Nossa Senhora que protegesse Portugal, prometendo erguer igrejas em Sua homenagem se conseguissem derrotar os castelhanos. Uma vez que a vitória foi portuguesa e os castelhanos não conseguiram os seus intentos, D. João I mandou construir o convento da Batalha em Sua homenagem, e consagrou a Nossa Senhora da Assunção todas as catedrais portuguesas.

 

Oração a Nossa Senhora da Assunção

“Ó dulcíssima soberana,

rainha dos Anjos, bem sabemos que,

miseráveis pecadores,

não somos dignos de vós neste vale de lágrimas,

mas sabemos que a vossa grandeza

não vos faz esquecer a nossa miséria e,

no meio de tamanha glória,

a vossa compaixão, longe de diminuir,

aumenta cada vez mais para connosco.

Do alto do trono em que reinais

sobre todos os anjos e santos,

volvei para nós os vossos olhos misericordiosos;

vede a quantas tempestades e mil perigos estaremos,

sem cessar, expostos até ao fim da nossa vida.

Pelos merecimentos da vossa bendita morte,

dai-nos o aumento da fé, da confiança

e da santa perseverança na amizade de Deus,

para que possamos, um dia,

ir beijar os vossos pés e unir as nossas vozes

às dos espíritos celestes,

para louvar e cantar as vossas glórias

eternamente no céu.

Assim seja!”

SANTOS, ANJOS E ORAÇÕES

Poderosa oração de São Cipriano

Conheça um pouco da história deste santo e uma poderosa oração para pedir a sua intercessão.

Oração à Rainha Santa Isabel.

A Rainha Santa Isabel protagonizou um dos mais belos milagres da nossa História, tendo sido considerada santa e protegendo contra a pobreza. Peça a Santa Isabel que lhe dê sempre dinheiro a si e à sua família.

Novena a Nossa Senhora da Conceição

Celebra-se a 8 de dezembro o dia de Nossa Senhora da Conceição, a Imaculada Conceição, que venera a conceção da Virgem Maria, sem pecado.

São Gabriel-Mensageiro Divino e Guardião da Comunicação

São Gabriel, figura celestial reverenciada por diversas religiões, é um arcanjo de grande importância e significado, que representa a pureza e a anunciação da gravidez de Maria.

SALMO 35

Para se proteger de injustiças e de quem lhe deseja o mal, reze todos os dias este Salmo.

São Francisco de Assis

Foi um dos grandes santos do cristianismo, sendo mundialmente conhecido como o santo patrono dos animais e do meio ambiente.

Artigos relacionados

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.