Dia de São José

Conheça a história deste santo e a razão pela qual se comemora o Dia de São José!

SANTOS, ANJOS E ORAÇÕES

São José é um dos Santos mais conhecidos no Mundo. É o protetor da Igreja Católica e o seu dia é comemorado a 19 de março, tal como o Dia do Pai, uma homenagem ao Santo de todos os homens. Conheça a história deste Santo e a razão pela qual se comemora o Dia de São José!


Quem foi São José?

São José era marido de Maria e pai adotivo de Jesus, cujo nascimento assistiu em Belém. Pouco se sabe da vida de José, apenas o que vem escrito no Novo Testamento.

Era carpinteiro e vivia na Nazaré. A sua vida é um exemplo de humildade, paciência, obediência, castidade, fidelidade, coragem e esforço. Foi um homem de fé, que assumiu com amor e total dedicação o tesouro que lhe foi posto nas mãos. Afinal, José teve o privilégio de ressuscitar o filho de Deus e de ser o chefe da Sagrada Família.

Visto que José não é mencionado em nenhum relato da vida pública de Jesus, na sua crucificação ou ressurreição, acredita-se que morreu antes de Jesus começar a pregar.

Ao longo da história da fé Cristã, José foi distinguido com muitas honras, entre elas sendo declarado patrono da família, patrono da Igreja Universal, patrono do trabalho, patrono contra o comunismo e contra a dúvida. Além disso, também é o patrono de vários países como: China, América, México, Coreia, Bélgica, Croácia e Áustria.

A sua vida é celebrada todos os anos no dia 19 de março e na iconografia costuma ser representado com uma criança nos braços, que representa Jesus.

Dia de São José

O Dia de São José é uma data com muito significado para todos os Católicos do Mundo. Neste dia, a Igreja recorda oficialmente a santidade da vida do seu patrono.

Em Portugal, é celebrada a 19 de março. Nesse mesmo dia, também se comemora o Dia do Pai, uma homenagem feita a José. A razão pela qual também se celebra o Dia do Pai é o carácter que é dado a São José como um bom pai e protetor.

Este dia é considerado de grande importância porque reconhece a contribuição dos pais para a família. É uma forma de homenagear os pais e reconhecer o seu papel na formação e educação dos filhos.

Tradicionalmente, nesse dia a família reúne-se para uma refeição, e são dados presentes aos pais.

SANTOS, ANJOS E ORAÇÕES

Oração para afastar a inveja e o mau-olhado

Reze esta poderosa oração para afastar da sua vida a inveja e o mau-olhado.

Oração à Rainha Santa Isabel.

A Rainha Santa Isabel protagonizou um dos mais belos milagres da nossa História, tendo sido considerada santa e protegendo contra a pobreza. Peça a Santa Isabel que lhe dê sempre dinheiro a si e à sua família.

São Jorge: O Santo Guerreiro

São Jorge, venerado em Portugal como o Santo Guerreiro, é um símbolo de fé, coragem e proteção.

Oração a São Judas Tadeu, o "Santo das Causas Impossíveis

São Judas Tadeu, frequentemente invocado como o "Santo das Causas Impossíveis," é um dos santos mais venerados na tradição católica.

Oração a São José, conhecida por nunca falhar

Esta é oração conhecida por nunca falhar, que providencia graça espiritual para quem a reza.

Quaresma

Quaresma - O que é, o que se deve fazer, o que não se deve fazer

Artigos relacionados

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.