Dia de São José

Conheça a história deste santo e a razão pela qual se comemora o Dia de São José!

SANTOS, ANJOS E ORAÇÕES

São José é um dos Santos mais conhecidos no Mundo. É o protetor da Igreja Católica e o seu dia é comemorado a 19 de março, tal como o Dia do Pai, uma homenagem ao Santo de todos os homens. Conheça a história deste Santo e a razão pela qual se comemora o Dia de São José!


Quem foi São José?

São José era marido de Maria e pai adotivo de Jesus, cujo nascimento assistiu em Belém. Pouco se sabe da vida de José, apenas o que vem escrito no Novo Testamento.

Era carpinteiro e vivia na Nazaré. A sua vida é um exemplo de humildade, paciência, obediência, castidade, fidelidade, coragem e esforço. Foi um homem de fé, que assumiu com amor e total dedicação o tesouro que lhe foi posto nas mãos. Afinal, José teve o privilégio de ressuscitar o filho de Deus e de ser o chefe da Sagrada Família.

Visto que José não é mencionado em nenhum relato da vida pública de Jesus, na sua crucificação ou ressurreição, acredita-se que morreu antes de Jesus começar a pregar.

Ao longo da história da fé Cristã, José foi distinguido com muitas honras, entre elas sendo declarado patrono da família, patrono da Igreja Universal, patrono do trabalho, patrono contra o comunismo e contra a dúvida. Além disso, também é o patrono de vários países como: China, América, México, Coreia, Bélgica, Croácia e Áustria.

A sua vida é celebrada todos os anos no dia 19 de março e na iconografia costuma ser representado com uma criança nos braços, que representa Jesus.

Dia de São José

O Dia de São José é uma data com muito significado para todos os Católicos do Mundo. Neste dia, a Igreja recorda oficialmente a santidade da vida do seu patrono.

Em Portugal, é celebrada a 19 de março. Nesse mesmo dia, também se comemora o Dia do Pai, uma homenagem feita a José. A razão pela qual também se celebra o Dia do Pai é o carácter que é dado a São José como um bom pai e protetor.

Este dia é considerado de grande importância porque reconhece a contribuição dos pais para a família. É uma forma de homenagear os pais e reconhecer o seu papel na formação e educação dos filhos.

Tradicionalmente, nesse dia a família reúne-se para uma refeição, e são dados presentes aos pais.

SANTOS, ANJOS E ORAÇÕES

Santo Agostinho: Um Gigante da Fé

A sua vida, foi marcada por uma busca intensa pela verdade e pela felicidade, é um testemunho poderoso da ação da Graça Divina na alma humana.

São Pedro de Alcântara, um exemplo de devoção religiosa.

São Pedro de Alcântara, um exemplo de devoção religiosa, através de uma vida de pobreza, rígida penitência e um sublime espírito de oração.

Descubra o Sistema Hanasaki: A Jornada Japonesa para uma Vida Centenária com Sentido

O Sistema Hanasaki é um convite para uma transformação profunda, guiando-o a uma vida mais plena, significativa e longa.

Dia de Nossa Senhora das Dores

O dia 15 de setembro é consagrado a Nossa Senhora das Dores, um dos nomes atribuídos a Maria. É representada com sete flechas espetadas no coração, que representam as sete dores que Maria sofreu. Peça proteção a Nossa Senhora das Dores e saiba que se compadece de todos, nunca nos deixando desamparados.

Santa Brígida: Uma Mística e Reformadora

Santa Brígida, mística e fundadora da Ordem do Santíssimo Salvador. Ela é conhecida por suas visões e revelaçõe e por ser padroeira da Suécia, da Irlanda e dos viúvos.

Domingo Gordo, um dia de Alegria.

O Domingo Gordo, celebrado no domingo anterior ao Carnaval, marca o auge das festividades carnavalescas, um período de excessos e celebração antes da Quaresma, um tempo de reflexão e penitência.

Artigos relacionados

Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.