Porque celebramos o Dia do Corpo de Deus?

Saiba o que representa a celebração do Dia do Corpo de Deus e conheça uma oração para rezar neste dia!

SANTOS, ANJOS E ORAÇÕES

O Dia do Corpo de Deus é um dos feriados móveis celebrados em Portugal, sendo uma celebração com vários séculos, mas cujo significado nem todas as pessoas conhecem. Saiba o que representa a celebração do Dia do Corpo de Deus e conheça uma oração para rezar neste dia!

 

O Corpo de Deus, do Latim Corpus Christi, é uma das mais antigas e das mais importantes celebrações cristãs, celebrando o mistério da Eucaristia, o sacramento em que os fiéis recebem o corpo e sangue de Jesus. Chama-se a Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e do Sangue de Cristo e começou por ser celebrado na Bélgica, no século XIII, continuando a ser vivido nos dias de hoje pela comunidade cristã, havendo neste dia uma Eucaristia especial e, em muitas localidades, uma procissão.

 

É um feriado móvel, celebrado sempre numa quinta-feira, porque a Eucaristia foi celebrada pela primeira vez na Quinta-Feira Santa. Trata-se de uma data móvel porque se assinala 60 dias depois da Páscoa, na segunda quinta-feira que se segue ao Domingo de Pentecostes.

 

Esta celebração surgiu na Bélgica, devido ao facto de a freira Juliana de Mont Cornillon relatar ter tido visões de Jesus, nas quais Lhe pedia que fosse dado maior destaque ao mistério da Eucaristia. Ocorreu pouco depois, por volta do ano 1264, um episódio que ficou conhecido como o Milagre de Bolsena – quando celebrava a Eucaristia, o sacerdote viu jorrar sangue da Sagrada Hóstia no momento em que a partia. O papa Urbano IV determinou então que o cálice, a Hóstia e o pano fossem levados até Orvieto, onde tinha a sua corte, numa procissão solene, e dali foram levados para a Catedral de Santa Prisca. Esta foi a primeira procissão do Corpo de Deus na Eucaristia, e a felistividade foi fixada por Urbano IV como devendo ser celebrada sempre na segunda quinta-feira após o Domingo de Pentecostes. Em Portugal, foi o rei D. Dinis quem instituiu este feriado religioso, em 1282. Inicialmente era uma festa celebrada com danças, festas e procissões, numa junção entre o sagrado e o profano. É um feriado nacional (foi retirado em 2012 mas voltou a ser assinalado em 2013), à semelhança do que ocorre na Áustria, Bolívia, Polónia, Liechtenstein, Croácia, Timor-Leste, e no Brasil é um feriado regional.

 

Nesta data especial que celebra a importância de Cristo na Eucaristia, reze a oração especial para o Dia do Corpo de Deus:

 

Na festa do Teu corpo e sangue
 dá-nos, Senhor, a certeza da Tua presença!
Na festa da vida,
que deve ser cada eucaristia,
ensina-nos, Senhor, a comunhão com os nossos irmãos.
Ensina-nos a celebrar o dom da vida,
 em União com Cristo,
e a viver comprometidos com a Tua presença divina!

Senhor Jesus Cristo,
que neste admirável sacramento nos deixastes
o memorial da vossa paixão,
concedei-nos a graça de venerar de tal modo os mistérios
do vosso Corpo e Sangue
que sintamos continuamente os frutos da vossa redenção.
Vós que sois Deus, com o Pai,
na unidade do Espírito Santo.

Ámen.

 

SANTOS, ANJOS E ORAÇÕES

Oração da gratidão

Vá para um local onde possa estar em silêncio, concentre-se, respire fundo e reze esta oração de gratidão.

São João Bosco, o Grande Educador de jovens.

É considerado o padroeiro da juventude e da educação católica. Ele é considerado um dos maiores educadores da história da Igreja Católica.

A poderosa oração a Santo António para ser feliz no amor

É um dos santos mais queridos e mais queridos no mundo inteiro, reverenciado como o santo casamenteiro e o protetor das pessoas que procuram par. conheça uma das mais famosas e, diz-se, eficazes, orações a Santo António para casar e ser feliz no amor.

Conheça a poderosa oração a São João Batista, protetor da amizade

Reze esta oração e peça a São João Baptista que lhe dê amigos sempre sinceros e leais e que o ajude a concretizar aquilo que mais anseia obter.

Dia de Nossa Senhora das Dores

O dia 15 de setembro é consagrado a Nossa Senhora das Dores, um dos nomes atribuídos a Maria. É representada com sete flechas espetadas no coração, que representam as sete dores que Maria sofreu. Peça proteção a Nossa Senhora das Dores e saiba que se compadece de todos, nunca nos deixando desamparados.

Quaresma

Quaresma - O que é, o que se deve fazer, o que não se deve fazer

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.