Porque é que o ano astrológico começa em março?

Se celebramos o Ano Novo em janeiro, porque é que o novo ano astrológico começa com o equinócio da primavera? E porque é Carneiro o primeiro signo do Zodíaco? Tenha a resposta para estas perguntas!

ASTROLOGIA

Se celebramos o Ano Novo em janeiro, porque é que o novo ano astrológico começa com o equinócio da primavera? E porque é Carneiro o primeiro signo do Zodíaco? Tenha a resposta para estas perguntas!

Durante muitos séculos, o Homem regeu-se pela observação da Natureza que o rodeava e do Céu à sua volta e, a partir daí, foi estabelecendo relações que o ajudaram a encontrar uma certa ordem nos acontecimentos.

Em março ocorre no hemisfério norte o equinócio da primavera, que representa o momento em que a luz solar incide sobre a linha do Equador, fazendo com que o dia e a noite tenham exatamente a mesma duração. Depois dessa data, as horas de luz solar aumentam progressivamente, a temperatura sobe e a natureza renasce, despontam novas folhas e flores, antecipam-se os primeiros frutos e os campos enchem-se de verde.

Pela observação desta renovação cíclica que acontecia todos os anos, os primeiros povos consideraram que, ao assinalarem um novo ciclo, este devia seguir o ritmo do Sol e da Natureza. Por esse motivo, o novo ano, não só astrológico, mas para a organização da sociedade em geral, começava sempre em março, no dia do equinócio da primavera.

Esta data era muito importante para os povos antigos pois, sendo o Sol a fonte de toda a vida na Terra, o período do ano em que a sua influência se acentuava era de extrema importância para assegurar o alimento e a sobrevivência.

Por este motivo, durante muitos séculos, o novo ano começava sempre em março.

Por razões políticas, no ano 46 a.C., o imperador Júlio César mudou a data do ano novo para dia 1 de janeiro, por ser este o dia em que os oficiais romanos eleitos tomavam posse dos seus cargos. Em 1570, o Papa Gregório XIII implementou o calendário gregoriano, que o mundo ocidental passou a seguir, e fixou o dia 1 de janeiro como data para o Ano Novo, abolindo dessa forma as festividades pagãs que ainda celebravam em março o início do novo ano.

A Astrologia, que surgiu com os estudos dos babilónios, egípcios, gregos e romanos, manteve o calendário que já seguia, porque é aquele que está de acordo com os princípios em que assenta: o novo ano começa em março, porque é nessa altura que a natureza renasce, à medida que as horas do dia vão aumentando.

Carneiro é o primeiro signo do Zodíaco porque é na constelação deste signo que o Sol ingressa no momento do Equinócio da primavera.

Quando, por volta do século V a.C., o Zodíaco foi criado, definiu-se um signo para cada uma das doze constelações que o Sol todos os anos atravessa no Céu. Os signos foram criados tendo, na sua maioria, nomes de animais (o significado da palavra Zodíaco traduz-se como “roda de animais”), atribuídos de acordo com as caraterísticas que se percebia que as pessoas nascidas durante aquele período do ano tinham em comum.

Os nativos de Carneiro são os mais impetuosos e impulsivos, caraterísticas associadas ao facto de o seu signo corresponder ao período do ano em que a vida desponta na Terra, à vontade de viver, à alegria dos começos.

Assim sendo, Carneiro continua a ser o primeiro signo do Zodíaco porque, para a Astrologia, é em março que se inaugura um novo ciclo, tal como a Terra se renova a cada primavera.

ASTROLOGIA

Conheça as caraterísticas da criança de cada signo

Conheça as caraterísticas da criança de cada signo!

O inferno astral

Inferno astral: o que é, quando acontece e como afeta cada signo!

Solstício de inverno – a noite mais longa do ano está a chegar

O Solstício de inverno ocorre, este ano no dia 22 de dezembro, inaugurando a estação do frio no Hemisfério Norte.

Saiba de que forma o equinócio de outono afeta o seu signo

De que forma o equinócio de outono afeta o seu signo?

6 traços que lhe dizem que está perante uma pessoa do signo Gémeos!

Aprenda a identificar 6 traços que caraterizam os nativos deste signo e descubra de que maneira a passagem do Sol por este signo impacta a sua vida!

Saiba de que forma a passagem do Sol pelo signo Virgem afeta a sua vida

A 23 de agosto o Sol deixa o signo Leão, onde se sente "em casa", para entrar em Virgem, um signo que apela a uma maior contenção e rigor.

Artigos relacionados

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.