Quais eram os 3 segredos de Fátima?

Durante as aparições de 1917, Nossa Senhora deixou três mensagens aos pastores, as quais ficaram conhecidas como "Os Segredos de Fátima".

SANTOS, ANJOS E ORAÇÕES

Durante as aparições de 1917, Nossa Senhora deixou três mensagens aos pastores, as quais ficaram conhecidas como "Os Segredos de Fátima".

 

De acordo com relatos proferidos pela Irmã Lúcia, a Virgem pediu às três crianças para não revelarem o que lhes teria sido dito, por isso as mensagens permaneceram em segredo durante muito tempo.

Para as três crianças não foi fácil ocultar as mensagens da Mãe de Jesus, já que o povo desejava saber o que Maria conversara com elas.

Ainda segundo os três pastores, Lúcia, a criança mais velha, era a única que conseguia manter um diálogo com Nossa Senhora, uma vez que ouvia e era ouvida. Jacinta e Francisco apenas conseguiam vê-la, mas não ouviam o que Nossa Senhora transmitia a Lúcia.

Duas décadas decorridas sobre após as aparições, Lúcia pôde, finalmente, contar dois dos segredos transmitidos por Nossa Senhora.

 

Primeiro Segredo

O Primeiro Segredo revelado às três crianças consistiu na Visão do Inferno. Depois de preparar as crianças, garantindo-lhes que iriam para o Céu, Nossa Senhora terá permitido que vissem como era o Inferno. A Mãe de Jesus queria que as crianças percebessem todo o desespero e a aflição das almas que lá se encontravam perdidas.


Segundo Segredo

Depois de lhes mostrar a assustadora Visão do Inferno, Nossa Senhora terá revelado uma mensagem de salvação, anunciando assim o Segundo Segredo. Na revelação do Segundo Segredo, Nossa Senhora terá pedido que todos os povos tivessem fé, principalmente a Rússia, um país cuja política criticava a religião, impedindo que o povo se dedicasse livremente à devoção a Cristo. Segundo a mensagem de Nossa Senhora, a fé e a conversão da Rússia eram a chave para a paz, que daquela nação se estenderia ao mundo inteiro.

Contudo, se a Rússia não seguisse o caminho da conversão, surgiria no mundo um conflito ainda pior, além de perseguições ao Papa e à Igreja. Por isso, a fé dos homens seria o veículo redentor da humanidade. Alguns estudiosos das mensagens de Fátima acreditam que era a 2ª Guerra Mundial seria o conflito do qual Nossa Senhora falou aos três pastores.

 

Terceiro Segredo

O Terceiro Segredo permaneceu por revelar até ao ano 2000 e só a Irmã Lúcia e o Papa João Paulo II o conheciam. Até ao ano em que foi revelado, o Terceiro Segredo de Fátima deu origem a numerosas histórias por todo o mundo e muitas pessoas acreditavam que nele se anunciava o fim do mundo ou o Apocalipse.

Outros fatos revelados nos três Segredos são relativos a Francisco e Jacinta Marto que eram irmãos e primos de Lúcia. Os dois irmãos morreram poucos anos depois das aparições e já sabiam a data da sua partida da Terra, pois Nossa Senhora tê-la-á revelado numa das suas aparições.

No ano 2000, Francisco e Jacinta foram beatificados, a Igreja Católica considerou as duas crianças beatas pelos milagres a elas atribuídos. Para serem canonizados e considerados Santos é preciso que sejam confirmados mais alguns milagres dos dois pastorinhos.

 

A Mensagem de Fátima é um convite à salvação

Segundo os Teólogos, a Mensagem de Fátima é um convite à salvação, mas é também uma escola de redenção para todos aqueles que desejem dedicar a sua vida a Deus. A Mensagem foi iniciada pelo Anjo da Paz no ano de 1916 e concluída por Nossa Senhora nas suas aparições no ano de 1917. A Mensagem foi vivida intensamente pelos Três Pastorinhos – Lúcia, Francisco e Jacinta.

A mensagem de Fátima coloca em foco três aspetos muito importantes: a conversão permanente; a prática diária da oração e do rosário; o sentido da responsabilidade coletiva e a prática da reparação dos pecados.

A aceitação desta mensagem por parte dos fiéis implica a Consagração ao Coração Imaculado de Maria, que é símbolo de um compromisso de fidelidade e de apostolado. As orações ensinadas em Fátima pelo Anjo e Nossa Senhora ajudam a viver a Mensagem, que segundo palavras do Papa João Paulo II, em Fátima no ano de 1982, é a conversão e a vivência na graça de Deus.

A Irmã Lúcia, no seu último livro publicado no ano de 2006, revela a essência contida nas mensagens reveladas durante as aparições de Nossa Senhora de Fátima:

“No decorrer de toda a Mensagem, a começar pelas aparições do Anjo, encontramos um apelo à oração e ao sacrifício oferecido a Deus por amor e conversão dos pecadores. Para mim, este apelo é como que a norma básica de toda a Mensagem, que começa por introduzir-nos num plano de fé, esperança e amor: "Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-vos". É aqui que assenta a base fundamental de toda a nossa vida sobrenatural: viver de fé, viver de esperança, viver de amor.”

SANTOS, ANJOS E ORAÇÕES

Nossa Senhora Aparecida ajuda a alcançar graças e bençãos

Rainha e Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida é a forma como Nossa Senhora é carinhosamente tratada em terras de Vera Cruz. A estátua de Nossa Senhora da Conceição, vestida com um manto azul todo enfeitado está exposta na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, no interior do Estado de São Paulo.

Quem foi Santa Teresinha das Rosas?

Conheça a história desta devoção e peça proteção à santa protetora dos missionários.

Santiago de Compostela – conheça a origem e o significado de uma das maiores devoções católicas a nível mundial

Santiago de Compostela – conheça a origem e o significado de uma das maiores devoções católicas a nível mundial

São Gabriel-Mensageiro Divino e Guardião da Comunicação

São Gabriel, figura celestial reverenciada por diversas religiões, é um arcanjo de grande importância e significado, que representa a pureza e a anunciação da gravidez de Maria.

Santo Antão, Padroeiro dos animais domésticos

Santo Antão, Padroeiro dos animais domésticos

Conheça a poderosa oração a São João Batista, protetor da amizade

Reze esta oração e peça a São João Baptista que lhe dê amigos sempre sinceros e leais e que o ajude a concretizar aquilo que mais anseia obter.

Artigos relacionados

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.