Santa Luzia, protetora dos olhos

Santa Luzia é a padroeira dos olhos e da visão

Santos, Anjos e Orações

Santa Luzia é uma mártir cristã do início do século IV, morta no contexto das perseguições de Diocleciano aos cristãos. É venerada como santa pela Igreja Católica e pela Igreja Ortodoxa, que honram sua memória no dia 13 de dezembro.

A história de Santa Luzia conta que ela era uma jovem cristã que vivia na cidade de Siracusa, na Sicília. Ela era comprometida com um homem pagão, mas recusou-se a se casar com ele porque queria dedicar sua vida a Deus.

O pai de Luzia, Eutychius, enfureceu-se com a decisão da filha e a entregou às autoridades romanas. Luzia foi torturada e ameaçada de morte, mas ela manteve sua fé em Jesus Cristo.

Finalmente, Luzia foi decapitada. Sua morte foi um testemunho da sua fé e coragem, e ela foi canonizada como Santa.

Santa Luzia é a padroeira dos olhos e da visão. Ela é frequentemente representada na arte carregando um prato com seus próprios olhos. Esta representação é baseada na lenda de que seus olhos foram arrancados durante a tortura.

A devoção a Santa Luzia é popular em todo o mundo. No dia 13 de dezembro, muitos católicos celebram a sua festa, visitando igrejas e santuários dedicados a ela.

 

Oração de proteção a Santa Luzia

 

Ó Santa Luzia, que preferiste deixar que os vossos olhos fossem vazados e arrancados, antes de negar a fé e conspurcar vossa alma, e Deus, com um milagre, os devolveu a vós, e por isso fostes chamada Santa Luzia, protetora dos olhos:

Ajudai-me a conservar a vista, para que eu possa ver as belezas da criação, o brilho do sol, a cor das flores, o sorriso das crianças.

Protegei também os olhos da minha alma, a fé, pela qual posso conhecer o meu Deus, compreender os seus ensinamentos, reconhecer o seu amor para comigo e nunca errar o caminho da salvação.

Santa Luzia, intercedei por mim junto a Deus, para que Ele me dê a graça de viver fielmente a sua Palavra e de alcançar a vida eterna.

Ámen

Santos, Anjos e Orações

A história de São Vicente, o Padroeiro de Lisboa e da Caridade

A história de São Vicente, o Padroeiro de Lisboa e da Caridade

São Jorge: O Santo Guerreiro

São Jorge, venerado em Portugal como o Santo Guerreiro, é um símbolo de fé, coragem e proteção.

Quarta-feira de Cinzas.

A Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma, um período de 40 dias de preparação espiritual para a celebração da Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo.

São Bento: Patrono da Europa e Guia Espiritual

São Bento de Núrsia, nascido em 480 d.C., é um dos santos mais venerados da Igreja Católica. Fundador da Ordem Beneditina, é considerado o pai do monaquismo ocidental e patrono da Europa

A Fé como Alento e Guia: A Importância da Religião na Nossa Vida

"A oração é o respirar da alma; na entrega a Deus e no amparo de Maria, encontramos a paz que o mundo não nos pode dar."

Novena a Nossa Senhora de Fátima

A novena é uma forma poderosa de oração e obtenção de graças. Chama-se novena porque se trata de uma oração que deve ser repetida por nove dias consecutivos, realizada, de preferência, no mesmo horário. Aqui, ensinamos-lhe a rezar uma novena a Nossa Senhora de Fátima.

Artigos relacionados

Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.