Santa Luzia, protetora dos olhos

Santa Luzia é a padroeira dos olhos e da visão

SANTOS, ANJOS E ORAÇÕES

Santa Luzia é uma mártir cristã do início do século IV, morta no contexto das perseguições de Diocleciano aos cristãos. É venerada como santa pela Igreja Católica e pela Igreja Ortodoxa, que honram sua memória no dia 13 de dezembro.

A história de Santa Luzia conta que ela era uma jovem cristã que vivia na cidade de Siracusa, na Sicília. Ela era comprometida com um homem pagão, mas recusou-se a se casar com ele porque queria dedicar sua vida a Deus.

O pai de Luzia, Eutychius, enfureceu-se com a decisão da filha e a entregou às autoridades romanas. Luzia foi torturada e ameaçada de morte, mas ela manteve sua fé em Jesus Cristo.

Finalmente, Luzia foi decapitada. Sua morte foi um testemunho da sua fé e coragem, e ela foi canonizada como Santa.

Santa Luzia é a padroeira dos olhos e da visão. Ela é frequentemente representada na arte carregando um prato com seus próprios olhos. Esta representação é baseada na lenda de que seus olhos foram arrancados durante a tortura.

A devoção a Santa Luzia é popular em todo o mundo. No dia 13 de dezembro, muitos católicos celebram a sua festa, visitando igrejas e santuários dedicados a ela.

 

Oração de proteção a Santa Luzia

 

Ó Santa Luzia, que preferiste deixar que os vossos olhos fossem vazados e arrancados, antes de negar a fé e conspurcar vossa alma, e Deus, com um milagre, os devolveu a vós, e por isso fostes chamada Santa Luzia, protetora dos olhos:

Ajudai-me a conservar a vista, para que eu possa ver as belezas da criação, o brilho do sol, a cor das flores, o sorriso das crianças.

Protegei também os olhos da minha alma, a fé, pela qual posso conhecer o meu Deus, compreender os seus ensinamentos, reconhecer o seu amor para comigo e nunca errar o caminho da salvação.

Santa Luzia, intercedei por mim junto a Deus, para que Ele me dê a graça de viver fielmente a sua Palavra e de alcançar a vida eterna.

Ámen

SANTOS, ANJOS E ORAÇÕES

Santa Adelaide, uma mulher de grande fé e coragem.

Santa Adelaide da Itália, conhecida como padroeira das vítimas de abuso, das noivas, das imperatrizes e princesas, exilados, dos problemas entre genros e sogros, da maternidade, pais de famílias grandes, madrastas, viúvas.

Novena a Nossa Senhora da Conceição

Celebra-se a 8 de dezembro o dia de Nossa Senhora da Conceição, a Imaculada Conceição, que venera a conceção da Virgem Maria, sem pecado.

Quinta-feira Santa: Entre a Celebração e a Tradição

A Quinta-feira Santa, assume um significado singular no calendário religioso. Esta data assinala o fim da Quaresma e o início do Tríduo Pascal, período que culmina com a Páscoa.

Quaresma

Quaresma - O que é, o que se deve fazer, o que não se deve fazer

Quais eram os 3 segredos de Fátima?

Durante as aparições de 1917, Nossa Senhora deixou três mensagens aos pastores, as quais ficaram conhecidas como "Os Segredos de Fátima".

Santiago de Compostela – conheça a origem e o significado de uma das maiores devoções católicas a nível mundial

Santiago de Compostela – conheça a origem e o significado de uma das maiores devoções católicas a nível mundial

Artigos relacionados

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.