Santo Antão, Padroeiro dos animais domésticos

Santo Antão, Padroeiro dos animais domésticos

SANTOS, ANJOS E ORAÇÕES

Santo Antão, conhecido também como Santo Antão Abade, nasceu em Coma, no coração do Egito, por volta de 250. Era filho de pais ricos e educados, mas desde cedo sentiu o chamado para a vida religiosa. Aos vinte anos, abandonou tudo para viver primeiro em um deserto e depois nas margens do Mar Vermelho, onde viveu por mais de 80 anos.

Santo Antão é considerado o pai do monaquismo cristão. Sua vida de oração, penitência e amor aos pobres e aos animais inspirou muitos outros a seguir o caminho da vida religiosa.

O leitão de Santo Antão

Uma das histórias mais conhecidas sobre Santo Antão é a do leitão. Diz a lenda que, enquanto Santo Antão estava em uma viagem marítima, uma porca deitou um leitão doente a seus pés. O Santo curou-o com o Sinal da Cruz e a partir daí o leitão tornou-se para ele um companheiro inseparável.

Santo Antão e os animais

Santo Antão tinha um grande amor pelos animais. Ele acreditava que os animais eram criaturas de Deus e deveriam ser tratados com respeito. Conta-se que ele alimentava os animais selvagens que viviam no deserto, e que até mesmo conversava com eles.

Por causa de seu amor pelos animais, Santo Antão é considerado o padroeiro dos animais domésticos. No dia 17 de janeiro, sua festa litúrgica, é costume abençoar os animais.

Oração a Santo Antão

Ó glorioso Santo Antão, protetor dos animais domésticos,

rogai a Deus por nós que, com carinho e dedicação,

cuidaremos dos nossos animais,

para que eles sejam sempre saudáveis, felizes e amados.

Pedimos também a vossa intercessão

para que possamos viver em harmonia com todos os animais,

respeitando-os como criaturas de Deus.

Amém.

SANTOS, ANJOS E ORAÇÕES

A Sagrada Família

A Sagrada Família é composta por Jesus, Maria e José, que viveram juntos em Nazaré durante a infância de Jesus.

Anjos da Guarda

O anjo da guarda que nos é atribuído desde que nascemos, está sempre pronto a ajudar-nos.

Quem foram os três pastorinhos?

Os Pastorinhos de Fátima foram as três crianças portuguesas que viveram e testemunharam as chamadas aparições de Fátima, ocorridas entre 1916 e 1917, na Cova da Iria. Conheça a história de cada um deles.

Quais eram os 3 segredos de Fátima?

Durante as aparições de 1917, Nossa Senhora deixou três mensagens aos pastores, as quais ficaram conhecidas como "Os Segredos de Fátima".

Novena a Nossa Senhora de Fátima

A novena é uma forma poderosa de oração e obtenção de graças. Chama-se novena porque se trata de uma oração que deve ser repetida por nove dias consecutivos, realizada, de preferência, no mesmo horário. Aqui, ensinamos-lhe a rezar uma novena a Nossa Senhora de Fátima.

Santa Luzia, protetora dos olhos

Santa Luzia é a padroeira dos olhos e da visão

Artigos relacionados

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.