Signo solar, Ascendente e signo lunar – entenda as diferenças

Quase todas as pessoas, por menores que sejam os seus conhecimentos de Astrologia, conhecem o seu signo solar. Mas, com um interesse crescente por este ramo do autoconhecimento, cada vez mais pessoas sabem também qual é o seu Ascendente e, até, o seu signo lunar. Esclareça as dúvidas e compreenda quais são as diferenças entre eles!

ASTROLOGIA

Quase todas as pessoas, por menores que sejam os seus conhecimentos de Astrologia, conhecem o seu signo solar. Mas, com um interesse crescente por este ramo do autoconhecimento, cada vez mais pessoas sabem também qual é o seu Ascendente e, até, o seu signo lunar. Esclareça as dúvidas e compreenda quais são as diferenças entre eles!

O Mapa Astral diz respeito ao retrato do céu num dado momento e em relação a um determinado lugar do globo terrestre. É composto pelos vários astros que os antigos estudiosos de Astrologia definiram como sendo aqueles que nos afetam, os quais se dispõem de forma diferente na roda zodiacal – um esquema fictício que representa as 12 áreas da vida de uma pessoa: a identidade(Casa I), a vida financeira (Casa II), a comunicação com irmãos e amigos de infância (Casa III), a família (Casa IV), o amor, a criatividade e os filhos (Casa V), a saúde e o trabalho (Casa VI), o relacionamento amoroso (Casa VII), a transformação pessoal (Casa VIII), a expansão de horizontes (Casa IX), a vida social (Casa XI), o inconsciente (Casa XII). A relação que cada astro – o Sol, a Lua e os planetas do sistema solar, assim como alguns asteroides, como Quíron - estabelece com os restantes forma os chamados “aspetos astrológicos”, que podem ser harmoniosos ou tensos e que também são muito importantes na interpretação do Mapa Astral. Há três elementos do Mapa Astral que são especialmente relevantes, pois a sua influência é mais facilmente detetada e reconhecida:

1 – o Signo Solar – que corresponde àquele em que o Sol se encontrava no momento de nascimento. O signo solar representa a essência da pessoa, a sua identidade, os valores com que se identifica, as preferências que manifesta, as suas principais caraterísticas e traços de personalidade mais evidentes. É determinado pelo dia de nascimento. Caso a pessoa tenha nascido num dia de mudança de signo, a hora de nascimento pode ser também importante para determinar qual é o signo solar da pessoa.

 

2 – Signo Ascendente – corresponde àquele que “ascendia” no horizonte no momento do nascimento e representa a forma como a pessoa se mostra ao Mundo, como expressa as caraterísticas que lhe são dadas pelo signo Solar, como se evidencia e como se manifesta. É determinado pela hora de nascimento: quanto mais preciso for o conhecimento da mesma, maior rigor há na determinação do Ascendente. Ao longo do dia, o Ascendente varia a cada duas horas aproximadamente, percorrendo todo o Zodíaco.

 

3 – Signo Lunar – representa o signo em que a Lua se encontra no momento do nascimento e corresponde à nossa essência oculta, à face da nossa personalidade que só mostramos a quem nos conhece bem, às emoções, à ligação com a mãe, ao sentimento de “casa”, àquilo que nos transmite conforto emocional, segurança e bem-estar. A Lua atravessa o Zodíaco ao longo do mês, o que faz com que o signo lunar varie a cada dois-três dias, aproximadamente.

ASTROLOGIA

Saiba de que forma a energia do Outono irá afetar o seu signo, e que transformações vai trazer à sua vida!

Saiba de que forma a energia do Outono irá afetar o seu signo, e que transformações vai trazer à sua vida!

Os Nodos Lunares mudaram de signos – saiba de que forma isso o afeta!

Em 2023, os Nodos Lunares passam para o eixo Carneiro – Balança. Saiba que impacto essa influência tem na sua vida!

O inferno astral

Inferno astral: o que é, quando acontece e como afeta cada signo!

Porque é que o ano astrológico começa em março?

Se celebramos o Ano Novo em janeiro, porque é que o novo ano astrológico começa com o equinócio da primavera? E porque é Carneiro o primeiro signo do Zodíaco? Tenha a resposta para estas perguntas!

Conheça as caraterísticas da criança de cada signo

Conheça as caraterísticas da criança de cada signo!

O beijo de cada signo: Descubra a paixão de cada um!

Descubra como a astrologia pode influenciar essa forma tão especial de expressão e explore as características únicas de cada signo.

Artigos relacionados

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.