A Natividade de Nossa Senhora: Um Nascimento Cheio de Graça

A Natividade de Nossa Senhora, celebrada no dia 8 de setembro, é uma festa que marca o nascimento da Mãe de Jesus.

SANTOS, ANJOS E ORAÇÕES

A Natividade de Nossa Senhora, celebrada no dia 8 de setembro, é uma festa que marca o nascimento da Mãe de Jesus. Embora não haja relatos bíblicos específicos sobre esse acontecimento, a tradição da Igreja celebra esse dia como um momento de grande alegria e devoção.

O Significado da Festa:

A Imaculada Conceição: Nove meses antes da Natividade, celebramos a Imaculada Conceição, dogma que afirma que Maria foi concebida sem o pecado original. Isso significa que desde o primeiro instante de sua existência, Maria foi consagrada a Deus e preparada para ser a Mãe do Salvador.
A Alegria da Igreja: A Natividade de Maria é um momento de grande júbilo para a Igreja, pois celebramos o nascimento daquela que seria a Mãe de Deus e modelo de todas as virtudes.
A Esperança: A festa nos convida a contemplar a vida de Maria e a encontrar nela um exemplo de fé, esperança e caridade.

 

Reflexões para a Vida:

A Natividade de Nossa Senhora nos convida a:

Cultivar a devoção a Maria: A Mãe de Deus é nossa intercessora junto a seu Filho.
Imitar as virtudes de Maria: A fé, a esperança, a caridade e a humildade de Maria são exemplos para todos nós.
Agradecer por o dom da vida: Celebrar o nascimento de Maria nos leva a agradecer a Deus pelo dom da vida e por todas as suas bênçãos.

Outras formas de celebrar:

Participar da missa: A missa é o centro da celebração litúrgica.
Visitar um santuário mariano: Muitos lugares são dedicados a Nossa Senhora.
Rezar o Rosário: O Rosário é uma oração tradicional dedicada a Maria.
Ler sobre a vida de Maria: Existem muitos livros e materiais que aprofundam o conhecimento sobre a Mãe de Deus.

Que a festa da Natividade de Nossa Senhora renove em nossos corações a fé e a devoção à Mãe de Deus.

 

Reze uma Avé Maria:

Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco.

Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.

Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte.

Amém.  

SANTOS, ANJOS E ORAÇÕES

São Gabriel-Mensageiro Divino e Guardião da Comunicação

São Gabriel, figura celestial reverenciada por diversas religiões, é um arcanjo de grande importância e significado, que representa a pureza e a anunciação da gravidez de Maria.

Quarta-feira de Cinzas.

A Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma, um período de 40 dias de preparação espiritual para a celebração da Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo.

Oração de proteção de Nossa Senhora de Fátima

Fátima representa um dos maiores milagres da história da Igreja Católica e é um dos principais centros de devoção ao qual acorrem milhares de fiéis, que entregam as suas preocupações, angústias e dores a Nossa Senhora ou que ali lhe prestam homenagem e firmam a sua gratidão.

São Roque: O Santo Protetor contra a doença.

São Roque de Montpellier é um santo católico venerado em todo o mundo, especialmente conhecido como protetor contra a peste e doenças.

Nossa Senhora Aparecida ajuda a alcançar graças e bençãos

Rainha e Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida é a forma como Nossa Senhora é carinhosamente tratada em terras de Vera Cruz. A estátua de Nossa Senhora da Conceição, vestida com um manto azul todo enfeitado está exposta na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, no interior do Estado de São Paulo.

Quinta-feira Santa: Entre a Celebração e a Tradição

A Quinta-feira Santa, assume um significado singular no calendário religioso. Esta data assinala o fim da Quaresma e o início do Tríduo Pascal, período que culmina com a Páscoa.

Artigos relacionados

Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.