As fases da Lua interferem com o nosso sono?

A nível científico são também estudados os efeitos que a Lua exerce sobre a nossa mente e sobre os padrões de sono.

ASTROLOGIA

A Lua exerce um poderoso efeito sobre a vida na Terra e, em Astrologia, é associada ao lar, ao vínculo materno, às emoções e ao sentimento de familiaridade. Mas a nível científico são também estudados os efeitos que a Lua exerce sobre a nossa mente e sobre os padrões de sono.

 

Ao longo de 28 dias a Lua atravessa quatro fases distintas, as quais correspondem à face iluminada pelo Sol e vista a partir da Terra: na Lua Cheia, metade da Lua é iluminada, o que faz com que a vejamos como um disco branco no Céu, na Lua Nova a face lunar que reflete a luz do Sol é aquela que não é vista da Terra, o que faz com que ela “desapareça” do Céu. Tal sucede devido à órbita da Lua em torno da Terra e devido à própria órbita terrestre já que, à excepção do Sol, os restantes astros se encontram em permanente movimento orbital.

 

A energia que a Lua emite em cada fase lunar é também distinta, e isso traduz-se no impacto que tem sobre o nosso dia-a-dia:

 

- na Lua Nova há uma energia de quase “paragem”, em que se começa um novo ciclo e, portanto, o movimento é menos evidente;

- na fase de Quarto Crescente há um aumento constante de energia lunar, que dinamiza as nossas ações;

- na Lua Cheia a energia da Lua atinge o seu pico máximo em relação à Terra, deixando-nos mais agitados, tensos, nervosos e, por outro lado, também mais dinâmicos;

- na fase de Quarto Minguante a energia vai diminuindo progressivamente, abrandando.

 

No que diz respeito ao sono e à atividade cerebral enquanto dormimos, vale a pena lembrar que, quanto maior é a superfície lunar iluminada, mais luz ela reflete sobre a Terra, o que pode interferir com a qualidade do nosso descanso e com o nosso sono. A luz é um dos fatores que afeta o ciclo circadiano, isto é, o nosso “relógio interno”, que resulta da resposta do cérebro aos estímulos exteriores como a luz e a temperatura.

 

Assim, embora não haja provas científicas conclusivas, o nosso sono tende a ser afetado pela fase em que a Lua se encontra:

 

- Na Lua Cheia tendemos a ter maior dificuldade em adormecer, o nosso sono é mais leve e agitado, havendo maior probabilidade de sofrermos insónias;

- Na fase de Quarto Crescente, embora não seja ainda tão intensa, a energia encontra-se já num movimento de aumento, o que pode deixar-nos mais agitados quando dormimos, principalmente nos últimos dias desta fase;

- Na Lua Nova, pelo contrário, tendemos a sentir-nos mais cansados, tendo mais sono, dormindo mais profundamente e por mais horas, e tendo maior dificuldade em despertar;

- No Quarto Minguante o nosso cérebro tende a procurar descansar, o que faz com que nos sintamos mais relaxados e cansados.

 

Astrologicamente, considera-se que as pessoas que têm a Lua numa posição forte no seu Mapa Astral – pessoas com signo solar, lunar ou Ascendente em Caranguejo, signo regido pela Lua, por exemplo – podem ser mais suscetíveis à influência lunar, a qual também varia conforme o signo em que a Lua se encontra. Ao longo do mês a Lua passa cerca de dois dias em cada um dos doze signos do Zodíaco e, considerando, por exemplo, que a Lua entra na fase de Lua Cheia e está no signo Touro, as pessoas desse signo, e do signo Escorpião, que lhe está oposto, tenderão a sentir mais os efeitos dessa Lua Cheia em particular.

 

Quando há uma Super Lua a energia lunar é amplificada, já que a Super Lua resulta do facto de a Lua se encontrar mais próxima da Terra, parecendo maior e mais brilhante, e, nesse caso, a energia lunar é ainda mais intensa, e há maior probabilidade para sofrer com insónias e perturbações do sono.

 

ASTROLOGIA

Como é o irmão de cada signo?

Sejam irmãos de sangue ou amigos de longa data, que ama como se fossem seus irmãos, e conheça melhor os seus traços de personalidade, de acordo com o signo solar com que nasceram.

Signo lunar

Ao conhecer o signo em que a Lua se encontra no seu mapa astral compreenderá melhor as suas necessidades afectivas e emocionais, como é a nível amoroso e de que forma expressa os seus sentimentos.

O Elemento dominante na sua família revela a sua energia!

Saiba que as características das famílias são diferentes consoante o Elemento que predomina, de acordo com os signos que estão em maioria.

Retorno solar – saiba o que o seu aniversário lhe traz de novo

O retorno solar é uma das análises astrológicas mais importantes já que, de uma forma direta e incisiva, aponta para a tónica dominante em cada novo ano. Mas, afinal, de que se trata? Como se calcula um retorno solar?

Os signos e a maternidade

A propósito do dia da Mãe, descubra se o instinto maternal é algo que está escrito nas estrelas!

Dia dos Avós – Como são os avós de cada signo?

Neste dia especial, conheça as caraterísticas dos avós de cada signo e compreenda melhor a personalidade dos seus avós ou, se tem netos, identifique a sua própria maneira de se relacionar com eles!

Artigos relacionados

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.