Caraterísticas do signo Capricórnio

O Sol encontra-se no signo Capricórnio entre 22 de dezembro e 20 de janeiro e, durante este período, a energia dominante é influenciada pelas caraterísticas deste signo.

ASTROLOGIA

O Sol encontra-se no signo Capricórnio entre 22 de dezembro e 20 de janeiro e, durante este período, a energia dominante é influenciada pelas caraterísticas deste signo.

 

Capricórnio destaca-se pela sua seriedade, pela maturidade que, desde tenra idade, os nativos deste signo apresentam, pelo seu notável sentido de responsabilidade, pelo rigor com que abordam todas as situações que passam pelas suas mãos e, também, por um realismo tão acentuado que muitas vezes roça o pessimismo.

 

Os nativos deste signo são muito zelosos e trabalhadores, tendo, geralmente, metas ambiciosas. O trabalho é um dos seus focos de atenção e, muitas vezes, sacrificam os seus interesses pessoais em prol dos deveres que têm para cumprir.

 

Sendo este signo regido por Saturno, o planeta associado ao tempo e ao amadurecimento, mas também às limitações e às dificuldades, a vida dos nativos deste signo não lhes é facilitada, sendo confrontados com responsabilidades pesadas e duras escolhas. Mais do que sucede com os nativos de outros signos, Capricórnio chama a si deveres que acabam por se tornar um fardo nas suas vidas, pois tendem a assumir o encargo de resolver aquilo que precisa de ser resolvido, encarando com seriedade o que, para outros, seria descartado ou solucionado de forma mais prática e descontraída.

 

Quando o Sol se encontra a transitar por este signo, todos nós somos chamados a resolver questões práticas e a pôr ordem nos aspetos que, sendo triviais, são também pilares básicos da nossa existência. Tal é o caso do orçamento de que dispomos, sendo o fecho do ano um período de balanços e contas, as questões básicas relacionadas com a organização do trabalho que desempenhamos, as metas que definimos no início de um novo ano.

 

O signo Capricórnio pertence ao Elemento Terra, o que lhe dá um forte sentido prático, mas também uma certa aridez, no sentido em que o nativo deste signo é muitas vezes “seco” nas suas reações, não sendo expansivo e não apreciando as demonstrações ostensivas de afeto ou vaidade. Precisa de sentir firmeza, de ter segurança e estabilidade, e à terra vai buscar a força e a inspiração para criar as suas raízes e, a partir delas, edificar os seus projetos.

 

Capricórnio nem sempre é compreendido por aqueles que estão à sua volta, que o acusam de ser frio ou até calculista, mas tem maior afinidade com os signos do Elemento Água, que conseguem chegar, devagarinho e com ternura, ao seu coração. Caranguejo e Peixes sabem derretê-lo e inspiram nele o instinto de proteção, sendo capazes de respeitar os seus silêncios e de compreender as suas necessidades. Em Escorpião, encontra alguém que está à altura da sua complexidade e que também tem metas ambiciosas, o que faz com que, unidos, sejam uma boa equipa. Os nativos destes signos são geralmente beneficiados pelo trânsito do Sol por este signo, assim como acontece com Touro e Virgem, signos do Elemento Terra, com quem Capricórnio também tem uma forte afinidade, uma vez que a sua natureza é semelhante.

 

Gémeos, Balança e Leão, signos que enfrentam maiores dificuldades de entendimento com Capricórnio, são aqueles que normalmente enfrentam maiores desafios durante este período.

ASTROLOGIA

Porque é que o ano astrológico começa em março?

Se celebramos o Ano Novo em janeiro, porque é que o novo ano astrológico começa com o equinócio da primavera? E porque é Carneiro o primeiro signo do Zodíaco? Tenha a resposta para estas perguntas!

Os signos e a saúde – alimentação e desporto ideal para cada signo

Saiba quais são os alimentos e a prática desportiva que melhor contribuem para fortalecer a saúde do seu signo!

Os signos e a maneira como investem nos negócios.

Os signos e a maneira como investem nos negócios.

O dom de cada signo

Todos nós vimos ao mundo com algum dom. Saiba qual é o seu...

A mulher de cada signo

Cada mulher é única e tem o seu carácter e personalidade, mas existem alguns traços de personalidade que apenas o signo pode revelar.

O cristal de cada signo

Conheça o cristal que está especialmente alinhado com o seu signo astrológico!

Artigos relacionados

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.