Como limpar e energizar cristais?

A maior parte dos cristais é formada a partir das rochas, o que faz com que eles tenham a energia mais pura do centro da Terra. Embora alguns cristais se limpem sozinhos, restabelecendo a sua energia, é geralmente necessário limpar e energizar os cristais com regularidade, para que eles possam manter o seu potencial em pleno.

BEM-ESTAR E ESPIRITUALIDADE

A maior parte dos cristais é formada a partir das rochas, o que faz com que eles tenham a energia mais pura do centro da Terra. Embora alguns cristais se limpem sozinhos, restabelecendo a sua energia, é geralmente necessário limpar e energizar os cristais com regularidade, para que eles possam manter o seu potencial em pleno.

 

Quando se deve limpar um cristal?

- Quando adquire um cristal novo, deve limpá-lo e energizá-lo, uma vez que, até chegar a si, ele passou por várias mãos e muitos lugares, tendo as energias dessas pessoas e desses espaços impregnadas em si.

- Deve limpar os seus cristais uma vez por mês, de preferência nas primeiras noites de Lua Cheia, que corresponde ao pico de energia lunar, o que faz com que a Lua recarregue naturalmente os cristais com energia positiva.

- Para além da limpeza mensal, deve também fazer uma limpeza e energização adicionais quando usa um cristal num período em que se sente mais em baixo ou com energias negativas como raiva, rancor, tristeza, etc. Se andou com o cristal no bolso durante alguns dias, ou num dia que foi particularmente difícil, ou se meditou com ele, por exemplo, deve limpá-lo depois de o usar.

 

Como se limpa um cristal?

1 – Limpeza com água corrente

O ideal será levar o seu cristal até ao mar ou a um rio – de águas limpas – e, segurando-o na mão ou dentro de um saquinho de pano, deixar que a água o “lave”. Se não puder fazer de outra forma, coloque-o apenas sob a torneira de sua casa e deixe que a água corrente o lave.

Atenção: Há cristais que NÃO podem ser limpos com água, pois ela danifica-os: selenite, hematite, pirita, turmalina negra, lápis lazúli, calcita, turquesa, cianita, howlita.

 

2 – Limpeza com sal grosso

Coloque os cristais dentro de uma taça de vidro transparente e cubra-os com sal grosso. Deixe ficar durante, pelo menos, duas horas. Depois passe-os por água corrente, ou limpe-os com um pano caso não possam ser passados por água.

 

3 – Limpeza com sal grosso e água

Pode juntar as duas técnicas de limpeza, enchendo uma taça de vidro transparente com água, juntando um punhado de sal grosso e deixando os cristais dentro da taça por 24 horas. Deverá passar depois por água corrente.

Não use este método nos cristais que não podem ser passados por água e, para além deles, no âmbar, azurita, topázio, pedra da lua, opala, coral, crisocola.

4 – Limpeza com fumo

Se precisar de fazer uma limpeza rápida, basta simplesmente queimar um pau de incenso – idealmente de arruda, alecrim, alfazema ou eucalipto, pelo seu poder de limpeza energética – um pedaço de pau santo ou uma tocha de sândalo. Passe várias vezes o cristal pelo fumo, segurando-o entre os seus dedos.

 

É preciso energizar um cristal?

Sim, depois de limpar é necessário energizar o cristal: a limpeza anula a densidade energética que se alojou dentro dele, a energização serve para “recarregar” o cristal com energia positiva, exatamente como faz com a bateria do seu telemóvel. A bateria está lá, tal como o poder energético do cristal, mas precisa de ser ativada através da eletricidade. No caso dos cristais é necessário recarregá-los com a energia da Natureza – da Lua, do Sol ou da Terra.

O método mais comum de energização consiste em deixar os cristais numa varanda ou no parapeito da janela durante a primeira noite de Lua Cheia, para que possam absorver a energia lunar no ponto máximo da sua força.

Caso precise de energizar os seus cristais e não seja Lua Cheia, deve colocá-los ao sol, numa varanda ou no parapeito da janela, e deixá-los secar sob os raios solares, depois de os passar por água corrente.

Atenção, há cristais que não deve colocar diretamente sob a luz solar: quartzo rosa, quartzo verde, água marinha, ametista, fluorite, lápis lazúli, turmalina, turquesa e citrino.

 

Para além da Lua e do Sol, há também uma outra forma muito eficaz de energizar cristais, a qual consiste em colocá-los sobre terra fresca num jardim, no campo, numa horta. Importa que seja um terreno fértil e que não esteja seco e árido. Deve deixar os cristais sobre a terra durante 4 a 6 horas, limpando-os depois com um pano.

BEM-ESTAR E ESPIRITUALIDADE

O significado da chama das velas

Conheça o significado que está por trás da chama das velas e saiba se o seu pedido vai ser atendido.

Chás para o Bem-Estar

Em Portugal, o termo “chá” é utilizado para referir também as infusões que incluem, ou não, folhas de chá.

8 cristais que o protegem no trabalho

Conheça 8 cristais que ajudam a proteger a sua energia, fazendo com que seja mais fácil preservar o seu equilíbrio e manter-se longe de intrigas e confusões, para que possa dar sempre o seu melhor e obter o merecido sucesso.

Conselhos para meditar bem

Serve, entre outras coisas, para atingirmos a autorrealização e estabelecermos um elo com a vontade divina.

5 formas de saber se está a ser vítima de mau-olhado

Descubra se está a ser vítima de mau-olhado.

A Importância da Fé e uma oração de Fé e Coragem

A Fé é uma das virtudes mais importantes da vida humana. É a crença em algo que não podemos ver ou tocar, mas que acreditamos ser verdadeiro. A Fé pode nos dar esperança, força e direção em tempos difíceis.

Artigos relacionados

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.