Cromoterapia para as crianças

Saiba de que forma a cor pode ajudar a melhorar a vida dos seus filhos e netos! Conhecer o significado energético de cada cor ajuda a escolher as cores mais adequadas para cada situação.

BEM-ESTAR E ESPIRITUALIDADE

A Cromoterapia utiliza as propriedades energéticas de cada cor para corrigir desequilíbrios, prevenindo problemas e atenuar os que já são existentes, ajudando a eliminar bloqueios e a restabelecer a harmonia. As crianças gostam naturalmente de cor e de atividades lúdicas que lhes permitam usá-la nas suas brincadeiras, o que faz com que sejam recetivas a esta abordagem terapêutica. Saiba de que forma a cor pode ajudar a melhorar a vida dos seus filhos e netos!

Através da Cromoterapia aplicada a crianças é possível ajudar a atenuar comportamentos agitados, crianças nervosas e/ou agressivas, perturbações do sono, medos, fobias, dificuldade de concentração, entre outros problemas que podem afetar crianças e jovens. O tratamento de Cromoterapia é feito por um terapeuta especializado, que aplica a cor através de feixes luminosos, aos quais a criança é exposta, e pode ser conjugado com outras terapias, como o Reiki ou o uso de cristais.

Mas a cor também pode ser usada no dia-a-dia de forma bastante benéfica e prática, tendo bons resultados:

- na decoração, escolhendo a cor utilizada nas paredes do quarto, nos cortinados, roupa de cama e objetos decorativos;

- no vestuário, na roupa que a criança veste;

- em objetos com um valor especial, como brinquedos;

- em luzes de presença, especialmente no caso de crianças que sofrem de insónias ou têm dificuldade em adormecer;

- em atividades lúdicas, como aquelas que envolvem a pintura de desenhos ou a moldagem, por exemplo.

 

Conhecer o significado energético de cada cor ajuda a escolher as cores mais adequadas para cada situação:

 

Insónias/ dificuldade em adormecer

- Lilás/ roxo/ violeta – transmite calma e relaxamento, ajudando a atenuar comportamentos agitados e até agressivos. Deve, contudo, ser usada com moderação, pois quando em excesso pode promover a tristeza e a introspeção. Use-a em apontamentos no quarto da criança (nos cortinados e na roupa de cama, por exemplo), ou num objeto ou brinquedo que ela tenha consigo ao adormecer.

 

Nervosismo/ agitação/ excesso de atividade

- Azul – o azul ajuda a estimular a concentração e a promover a serenidade, apaziguando temperamentos mais inquietos. Pode ser usado em várias tonalidades e conjugado com o branco, a cor do equilíbrio, para obter melhores resultados.

 

Fragilidade física/ doenças

- Verde – esta é a cor da “cura”, associada à saúde física e ao equilíbrio energético. Ajuda especialmente crianças que têm maior propensão a doenças e um organismo mais vulnerável, complementando os necessários tratamentos médicos.

 

Falta de autonomia/ medos/ bloqueios

- Vermelho, laranja – estas cores ajudam a ter mais dinamismo, coragem e força interior. Devem ser usadas com moderação, pois acentuam a propensão para a agressividade, mas são muito benéficas no caso de crianças tímidas, introvertidas e excessivamente dependentes.

 

Falta de interesse na escola, apatia

- Amarelo – esta cor ajuda a estimular a criatividade, despertando as capacidades mentais e transmitindo otimismo, curiosidade e vontade de aprender.

 

Problemas emocionais

- Cor-de-rosa, verde – crianças que viveram situações traumáticas, nomeadamente a perda de um familiar ou alguém querido, uma mudança ou separação, podem ser beneficiadas através destas cores, que ajudam a equilibrar as emoções e a recuperar de mágoas.

 

Dificuldades de concentração

- Castanho ou azul- que são muito distraídas, que têm muita energia e não assentam facilmente beneficiam com a cor castanho, usada com moderação, que transmite a estabilidade e a firmeza, ajudando-os a terem “os pés mais assentes na Terra”. O azul, por ser lado, estimula o raciocínio lógico, ajudando-as a serem mais equilibradas e organizadas.

BEM-ESTAR E ESPIRITUALIDADE

Códigos Grabovoi – as fórmulas para atrair tudo o que quer

Utilizando a vibração energética dos números e conjugando-a com a Lei da Atração, Grigori Petrovich Grabovoi, estudioso russo, criou um conjunto de códigos que, segundo ele, ajudam a mente inconsciente a focar-se naquilo que deseja, o que ativa a capacidade de manifestar o que pediu. Embora não haja consenso em relação à credibilidade destes códigos, a verdade é que há um número crescente de pessoas que recorrem a eles e que testemunham a sua eficácia.

A Importância da Gratidão

Quando nos sentimos gratos por algo de positivo que nos fizeram, estamo-nos a incentivar a praticar mais gestos simpáticos.

O significado dos sonhos

Os sonhos são uma ferramenta poderosa de autoconhecimento e desenvolvimento espiritual. Eles são uma forma de comunicação entre o nosso consciente e o nosso subconsciente

Afaste más energias com sal grosso

Saiba como afastar más energias, invejas e maus-olhados, de si e da sua casa, com sal grosso.

Banho mágico para cada signo

Descubra qual é o banho mais indicado para si, para eliminar tudo o que é negativo e atrair boas energias para a sua vida.

Cores que atraem dinheiro

Conheça as cores que, quando usadas, atraem riqueza!

Artigos relacionados

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.