Dia do Pai e de São José, pai de Jesus

Dia do Pai e dia de São José, pai de Jesus

SANTOS, ANJOS E ORAÇÕES

São José é um dos santos mais populares da Igreja Católica, tendo sido proclamado protetor da Igreja Católica Romana; pela sua profissão, é padroeiro dos trabalhadores e, pela fidelidade à sua esposa e a Jesus, seu filho, padroeiro das famílias.

Segundo a tradição cristã, José nasceu em Belém na região da Judeia, no século I a.C., pertencia à tribo de Judá e era descendente do rei David de Israel.

De acordo com os relatos bíblicos, José foi designado por Deus para se casar com a jovem Maria, mãe de Jesus, que era uma das consagradas do Templo de Jerusalém. Assim, José foi viver para Nazaré, uma localidade da Galileia, com Maria e a sua família. Segundo a Bíblia, era carpinteiro de profissão, ofício que terá ensinado a Jesus.

No Novo Testamento o lugar ocupado pela figura de José é muito discreto.

Quando José soube da gravidez de Maria ainda antes de casarem, ficou desorientado, mas, como era um homem justo e não a queria difamar, decidiu deixá-la secretamente, para que o povo não soubesse. José queria poupar Maria da lei bíblica vigente que previa a lapidação (morte por apedrejamento) para as mulheres que cometiam o crime de adultério.

Uma noite, enquanto José dormia, apareceu-lhe, em sonho, um anjo que lhe pediu que não temesse receber Maria por esposa, e o anjo disse-lhe: "pois o que nela foi gerado é do Espírito Santo". Após esta revelação, José decidiu desposar a jovem Maria.

O Evangelho de Lucas conta que o imperador Augusto ordenou um recenseamento em todo o Império Romano, que na época incluía toda a região da Judeia. Para efetuarem o respetivo recenseamento, José e a jovem Maria iniciaram, então, uma viagem a Belém. Naquela época, a Judeia era governada por Herodes, o Grande, célebre pela sua crueldade.

Durante a viagem para Belém, Maria deu à luz Jesus numa manjedoura, pois não encontraram outro local para se hospedarem em Belém. Devido à tirania do rei Herodes e à sua vontade de matar o menino Jesus por ter ouvido que em Belém nascera o "rei dos Judeus", José viu-se forçado a fazer nova viagem para salvar Jesus. A Bíblia, no Evangelho de Mateus, refere que Deus, através de um anjo e igualmente em sonho, orientou José para que fugissem para o Egito com o intuito de salvar a vida do recém-nascido.

Algum tempo depois, quando Herodes morreu, um anjo de Deus, mais uma vez em sonho, apareceu a José e orienta-o para que regresse à terra de Israel: - Porque já morreram os que atentavam contra a vida do menino. Ao regressar, ficou a saber que Herodes Arquelau era quem reinava na Judeia no lugar de seu pai Herodes. José temeu ir para lá e, mais uma vez, em sonho, tendo sido prevenido por divina advertência, retirou-se para a região da Galileia, voltando a família a fixar residência em Nazaré.

Apesar das poucas referências à vida de José, os autores dos evangelhos descreveram-no como tendo sido um cauteloso guardião de Jesus, esposo atento e fiel, que exerceu a autoridade familiar numa época histórica cheia de conturbações políticas e religiosas. Embora as Sagradas Escrituras digam pouco acerca desta personagem, ficou claro que José foi detentor da missão mais importante da história do cristianismo. Tendo levado uma existência no anonimato, a sua fé na Providência foi inabalável, mostrando-se sempre disponível a cumprir a vontade de Deus.

José amou, acreditou, confiou em Deus e no Messias, com toda sua esperança. Os teólogos defendem que José morreu três anos antes da crucificação de Jesus.

A devoção a São José começou no Egito, estendendo-se mais tarde ao Ocidente, onde alcançou enorme popularidade. No ano de 1870, o Papa Pio IX proclamou São José, Padroeiro Universal da Igreja e, a partir de então, passou a ser venerado no dia 19 de março. Contudo, no ano de 1955, o Papa Pio XII estabeleceu que no dia 1 de maio passaria a celebrar-se São José, o trabalhador.

A São José foram atribuídos muitos prodígios pelo mundo fora, um deles é o mistério da escada milagrosa. Segundo relatos das irmãs da Capela Loretto, na cidade de Santa Fé, no Estado do Novo México nos EUA, existe nessa capela uma misteriosa escada em caracol cuja construção foi atribuída a São José. Em finais do século XIX, mais precisamente no ano de 1898 a Capela passou por uma reforma tendo sido construído um piso superior. Contudo, não foi construída uma escada que desse acesso ao piso.

Preocupadas com a situação, as Irmãs chamaram alguns carpinteiros da região para que o problema fosse solucionado. No entanto, todos os carpinteiros afirmaram que seria difícil construir uma escada sem afetar o espaço interior da Capela, que já era bastante pequeno. Mas, as Irmãs não se deixaram vencer pelas palavras dos carpinteiros e não desistiram. Decidiram, então fazer uma novena a São José, o santo patrono dos carpinteiros para que as ajudasse a solucionar o problema.

No último dia da novena, apareceu um homem com um burro e uma caixa de ferramentas que procurava trabalho. As freiras de imediato lhe propuseram a construção das escadas para ligar os dois pisos da capela. O homem aceitou de bom grado fazer a obra, com a condição de que as obras decorresem com as portas fechadas.  Meses depois a escada estava construída conforme desejo das Irmãs da Capela Loretto e assim que se preparavam para pagar ao homem pelo seu trabalho, perceberam que este tinha desaparecido sem deixar qualquer vestígios da sua presença naquele local. As Irmãs colocaram anúncios no jornal local, e procuraram por toda região sem encontrar quaisquer noticias ou informação sobre o misterioso carpinteiro. Sem encontrar uma explicação para o sucedido, as Irmãs então perceberam que o homem poderia ter sido São José, enviado [Escada de São José] [Escada de São José] por Jesus.

Além do desparecimento misterioso do carpinteiro, constatou-se outra situação, a madeira utilizada na escada não era daquela região, e ninguém sabia como foi lá parar. Além disso, não foi utilizado qualque prego na construção da escada, apenas pinos de madeira. A escada em caracol não tem um apoio central que a sustente, tornando-se  um mistério o facto de ainda nos dias de hoje se manter em pé. Engenheiros e arquitetos não conseguiram desvendar a física por detrás da escada com 33 degraus, além de que o seu design é muito avançado e inovador para a época em que foi construída.

Oração a S. José


Ó glorioso São José,

a quem foi dado o poder de tornar possíveis
as coisas humanamente impossíveis,

vinde em nosso auxílio nas dificuldades em que nos achamos.
Tomai sob a vossa proteção a causa que vos confiamos,
para que tenha uma solução favorável.
Ó S. José muito amado, em vós depositamos toda a nossa confiança.
Que ninguém possa jamais dizer que vos invocamos em vão.
Já que tudo podeis junto a Jesus e Maria,

mostrai-nos que a vossa bondade é igual ao vosso poder.
São José, a quem Deus confiou o cuidado da mais santa família de sempre,
sede o pai e protetor da nossa família

e alcançai-nos a graça de vivermos e morrermos

no amor de Jesus e Maria.
São José do perpétuo socorro, rogai por nós, que recorremos a vós.
Ámen.

 

SANTOS, ANJOS E ORAÇÕES

Novena a Nossa Senhora de Fátima

A novena é uma forma poderosa de oração e obtenção de graças. Chama-se novena porque se trata de uma oração que deve ser repetida por nove dias consecutivos, realizada, de preferência, no mesmo horário. Aqui, ensinamos-lhe a rezar uma novena a Nossa Senhora de Fátima.

Conheça a poderosa oração a São João Batista, protetor da amizade

Reze esta oração e peça a São João Baptista que lhe dê amigos sempre sinceros e leais e que o ajude a concretizar aquilo que mais anseia obter.

A história de São Vicente, o Padroeiro de Lisboa e da Caridade

A história de São Vicente, o Padroeiro de Lisboa e da Caridade

Oração para eliminar mau-olhado, inveja e abrir caminhos

Esta oração funciona como um escudo protetor contra todo o tipo de negatividade.

Oração a Nossa Senhora do Carmo

Nossa Senhora do Carmo é celebrada pela Igreja Católica no dia 16 de julho. Este é um dos títulos mais antigos da Virgem Maria, assim chamada em honra do convento criado em devoção à Santíssima Virgem Maria nos primeiros séculos do Cristianismo, no Monte Carmelo, em Israel.

Santiago de Compostela – conheça a origem e o significado de uma das maiores devoções católicas a nível mundial

Santiago de Compostela – conheça a origem e o significado de uma das maiores devoções católicas a nível mundial

Artigos relacionados

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.