Karma e Dharma

Ações geram inevitavelmente consequências, boas ou más, que exigem recompensa ou castigo.

ASTROLOGIA

Karma e Dharma

De acordo com a crença indiana, karma, em sânscrito, significa “ação, trabalho”. Ou seja, as ações geram inevitavelmente consequências, boas ou más, que exigem recompensa ou castigo (Causa-Efeito). Em termos de reencarnação, os mortais estão sujeitos ao karma, a vida, as suas injustiças e/ou benesses e o nosso futuro são o resultado dos atos que tivemos em vidas passadas. No budismo mahayana, podemos alterar o nosso karma através da fé e da retidão.
Resumindo, Buda ensinou-nos que é através do renascimento, ou reencarnação, que as nossas ações, boas ou más, terão o devido retorno.
Portanto:

  • O sofrimento, físico e mental, resulta de karmas passados.
  • O mesmo tem origem em valores e objetivos a que aspiramos e que são incorretos ou inexistentes.
  • Podemos acabar com esse sofrimento e atingir o nirvana.

Alcançamos o nirvana quando nos libertamos de todo o sofrimento e angústia.

Dharma
Na cultura hindu, em que existem diversas castas e hierarquias, o dharma, enquanto lei, impõe, consoante as mesmas, o modo de atuação correto.
No budismo, o dharma equivale aos ensinamentos de Buda, podendo abranger os costumes, a doutrina da religião, etc. Para o crente, o dharma assenta em três pilares: o Buda, o Dharma e a Sangha (comunidade de monges budistas).
Buda referiu a beleza deste caminho para se atingir o nirvana, que é o verdadeiro refúgio eterno, a finalidade da vida. Dharma é o nosso destino na terra e quem segue o dharma vive em paz e harmonia. Dharma significa também as leis físicas que regem o Universo e engloba os quatro elementos aos quais pertencem os signos (Água, Ar, Fogo, Terra), a doença e o envelhecimento, a morte. Mas também a beleza, a riqueza, a sexualidade.

A Roda do Dharma é um dos símbolos mais comuns do budismo e pode encontrar-se nos telhados, como nesta fotografia, em altares e portas dos templos budistas, etc. Faz-nos lembrar que a vida é movimento, tudo gira e se transforma. Assemelha-se a uma roda de carruagem, ou a um leme, e possui oito raios, que representam o Nobre Caminho Óctuplo, ou seja, os oito passos para se alcançar a iluminação.
Quais os oito passos:

  • Possuir os conhecimentos corretos.
  • Dizer as palavras corretas.
  • Assumir as atitudes corretas.
  • Praticar as ações corretas.
  • Desenvolver os esforços corretos.
  • Exercer as ocupações corretas.
  • Ter os pensamentos corretos.
  • Assumir as posturas corretas.

ASTROLOGIA

Diferença entre Movimentos Astrológicos e Trânsitos Astrológicos

A diferença é que os movimentos astrológicos são os movimentos dos planetas ao longo do tempo, enquanto os trânsitos astrológicos são as interações entre os planetas e os pontos do Mapa Astral de uma pessoa.

Conheça as caraterísticas da criança de cada signo

Conheça as caraterísticas da criança de cada signo!

A Importância da Astrologia

A astrologia rege-se sobretudo pelo nosso potencial quando nascemos e pelos efeitos das estrelas e dos planetas no nosso horóscopo.

Retorno solar – saiba o que o seu aniversário lhe traz de novo

O retorno solar é uma das análises astrológicas mais importantes já que, de uma forma direta e incisiva, aponta para a tónica dominante em cada novo ano. Mas, afinal, de que se trata? Como se calcula um retorno solar?

Qual é o animal de estimação ideal para o seu signo?

Saiba quais são os animais de estimação que melhor se adequam à personalidade do seu signo!

Saiba quais são os problemas de saúde de cada signo e as melhores terapias para os resolver

Conheça melhor a saúde do seu signo e aprenda a viver uma vida mais saudável!

Artigos relacionados

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.