O que é o Solstício de verão?

A palavra “solstício” vem do Latim e traduz-se como “sol parado”, sendo que esta data assinala o momento em que o Sol parece estar parado quando visto a partir da Terra porque, devido ao movimento terrestre, parece mudar a sua trajetória.

ASTROLOGIA

A palavra “solstício” vem do Latim e traduz-se como “sol parado”, sendo que esta data assinala o momento em que o Sol parece estar parado quando visto a partir da Terra porque, devido ao movimento terrestre, parece mudar a sua trajetória.

No solstício de verão o Sol está mais afastado da superfície terrestre e, por esse motivo, os raios solares incidem durante mais tempo sobre a Terra. Isso faz com que tenhamos mais horas de luz solar, havendo um aumento da energia criadora do Sol, fonte de toda a vida. 

Por se terem apercebido da espetacularidade deste fenómeno, em que o Sol iluminava a superfície terrestre durante mais horas, erguendo-se mais cedo e pondo-se mais tarde, as civilizações antigas começaram a prestar-lhe um culto especial, e este dia passou a ser considerado especialmente forte em termos energéticos. Tanto os Maias, como os Incas, Egípcios, Romanos e Gregos adoravam o sol e dedicavam-lhe cultos muito importantes.

Os Celtas celebravam o início do verão em Stonehenge, um círculo de pedras que existe há mais de 5000 anos na Inglaterra, onde as pessoas se reúnem na madrugada deste dia para assistir ao nascer do Sol entre os pilares centrais. No calendário pagão, esta festividade chama-se Litha, e representa a celebração do Sol, da luz e do fogo.

Uma das tradições mais comuns nesta festividade consiste em acender fogueiras, exaltando o poder do Sol, chama da vida. Não é por acaso que a Igreja Católica fez coincidir esta festividade com a celebração de São João Batista, na qual existe a tradição de acender uma fogueira, sobre a qual se deve saltar para garantir o sucesso vindouro. O ritual de "saltar sobre o fogo" é um poderoso rito purificador. Em tempos antigos, eram queimados enormes rolos de palha, que se lançavam pelos montes abaixo, para assegurar a fertilidade da terra e para banir energias negativas. O solstício de verão celebra a vida, lembrando que o Sol fecundou a Terra e que os frutos desta união em breve estarão prontos a ser colhidos.

As fogueiras acesas atraem a boa fortuna, a fertilidade, a força e a prosperidade. Para atrair sorte e sucesso acenda uma vela nesta noite, ou queime ervas como alecrim, manjericão fresco ou erva-de-são-joão.

Neste período estão em destaque a coragem e a força de vontade. O Sol dá vida a tudo e afasta a energia negativa, a escuridão, a inveja, aquilo que nos deixa em baixo. Esta efeméride evidencia a forte energia solar, sendo uma data favorável para a realização de rituais relacionados com o amor, a paixão, a conquista do sucesso e o dinheiro. Os jovens casais costumavam saltar a fogueira juntos, para fortalecerem a sua união.

Nos países nórdicos, como a Finlândia, a Noruega, a Islândia e partes da Suécia, o solstício de verão corresponde ao chamado "Sol da Meia-noite", pois esses países assistem a 24 horas seguidas de luz solar.

 

Tome nota:

- O Solstício de Verão é o ponto máximo de energia solar (de todo o ano), já que, nessa data, o poder do Sol está na sua força plena;

- Tudo é iluminado por esta energia - por isso, esta fase traz verdades ao de cima, propicia descobertas importantes, esclarece as situações e é também favorável para mostrar trabalhos e apresentações públicas;

- Uma vez que a nossa vida depende do Sol, todos somos afetados por este pico de energia: o solstício de verão traz-nos um poderoso impulso energético que nos ajuda a manifestar os desejos e a concretizar metas, dando-lhes estrutura e consistência;

- Somos conduzidos a iluminar áreas da nossa vida que estavam escondidas, o que nos incita a ir em frente e a mostrarmo-nos mais aos outros.

Uma vez que há uma sequência nos ritmos do Sol, as sementes que plantou no equinócio da primavera, os seus desejos e os objetivos que definiu nessa altura e aos quais se tem vindo a dedicar começarão agora a dar frutos.

Este é um período favorável à expansão, à manifestação.

Agradeça ao Sol, recarregue a sua energia absorvendo o máximo de luz solar (mas com as devidas precauções!). 

Dedique mais tempo a fazer aquilo que o faz sentir-se vivo e procure passar mais tempo ao ar livre, pois essas são as melhores formas de estar em sintonia com este período importante do ano. 

Aproveite este período para apostar na sua expressão individual, mostrar os seus talentos, alargar a sua rede de contactos, investir mais no trabalho, no amor e em si próprio. Enquanto a luz do Sol está no seu ponto mais alto é tempo de trazer à luz do dia o que tem de melhor.

ASTROLOGIA

Os signos e as 5 linguagens do amor – conheça a linguagem do amor de cada signo!

Conhecer a sua principal linguagem do amor e a do seu parceiro e saber expressá-la ajuda a superar as diferenças e a construir um relacionamento mais sólido.

Porque é que o ano astrológico começa em março?

Se celebramos o Ano Novo em janeiro, porque é que o novo ano astrológico começa com o equinócio da primavera? E porque é Carneiro o primeiro signo do Zodíaco? Tenha a resposta para estas perguntas!

Sabe o que são trânsitos planetários e aspetos astrológicos?

A astrologia estuda a influência do Sol, da Lua, e dos planetas que fazem parte do sistema solar sobre a vida terrena. A análise dos movimentos que eles descrevem e a relação que estabelecem entre si permite-nos compreender melhor o passado e o presente e antecipar o futuro.

O homem de cada signo

Sedutor, tímido, fiel, carinhoso ou mentiroso? Como será que ele é? De acordo com a astrologia, o signo do homem pode revelar o perfil e alguns traços da personalidade, sejam eles positivos ou negativos.

Dia dos Avós – Como são os avós de cada signo?

Neste dia especial, conheça as caraterísticas dos avós de cada signo e compreenda melhor a personalidade dos seus avós ou, se tem netos, identifique a sua própria maneira de se relacionar com eles!

Os signos e a saúde.

Saiba quais são as partes do corpo mais sensíveis para os nativos de cada signo e aprenda que cuidados especiais deve ter.

Artigos relacionados

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.