Os signos e as 5 linguagens do amor – conheça a linguagem do amor de cada signo!

Conhecer a sua principal linguagem do amor e a do seu parceiro e saber expressá-la ajuda a superar as diferenças e a construir um relacionamento mais sólido.

ASTROLOGIA

Gary Chapman definiu um conceito que se tornou bastante popular, apresentando as cinco diferentes formas como cada pessoa expressa/ procura receber/ vive/o amor: palavras de afirmação, tempo de qualidade, toque físico, atos de serviço e presentes. Conhecer a sua principal linguagem do amor e a do seu parceiro e saber expressá-la ajuda a superar as diferenças e a construir um relacionamento mais sólido.

 

De acordo com os principais traços de personalidade de cada signo, é possível detetar quais são as suas tendências no que diz respeito à forma como os seus nativos, a menos que haja elementos muito dissonantes no seu Mapa astral, vivem o amor e os relacionamentos. De acordo com as 5 linguagens do amor definidas por Gary Chapman, saiba quais são aquelas que melhor encaixam na sua personalidade e na maneira de ser de quem ama!

 

1 – Palavras de afirmação

Elogiar, saber incentivar, reconhecer e expressar através de palavras aquilo que o outro fez/ faz por nós são alguns dos exemplos de como as “palavras de afirmação” podem ser protagonistas na maneira como algumas pessoas vivem o amor. A queixa “nunca dizes que me amas!” partiu, certamente, de alguém para quem as palavras de afirmação são muito importantes, e que pode ser do signo:

- Gémeos

- Caranguejo

- Leão

- Balança

- Sagitário

- Peixes

Os signos de Ar dão muita importância à linguagem verbal e não têm qualquer dificuldade em expressar o que sentem. No caso dos nativos de Água, tendem a ser emocionalmente inseguros e, como também expressam facilmente as emoções, tendem a esperar que os outros o façam de igual modo. Leão e Sagitário, bons vivants bem falantes, também gostam de seduzir e ser seduzidos com palavras.

 

2 – Tempo de qualidade

Passar tempo juntos em que o casal faz mais do que assistir a filmes e séries, ir ao supermercado ou cumprir as tarefas domésticas pode ser especialmente importante para algumas pessoas, sobretudo aquelas que têm uma personalidade mais gregária ou dependente, que têm um forte sentido de família ou, por outro lado, que vêm o parceiro como um companheiro para todo o tipo de aventuras. Os signos de Fogo enquadram-se nessa categoria, mas também os de Ar, que apreciam a partilha intelectual, e os signos de Terra, que apreciam as rotinas e tradições, e os signos de Água, que buscam a fusão absoluta e total. Todos os Elementos valorizam o tempo de qualidade, à exceção de, dentro de cada um deles, os signos mais individualistas e independentes, que gostam de ser manter sempre “por conta própria” e não fazem questão de ter um parceiro sempre colado a si. Assim, todos os signos apreciam o tempo de qualidade, que pode ser menos relevante para Escorpião, Sagitário, Capricórnio e Aquário, tendencialmente muito independentes.

 

3 – Toque físico

Há pessoas que, mesmo que estejam muito apaixonadas, não apreciam toques e carícias prolongados, nem sentem necessidade de estar sempre aos beijos e abraços ao parceiro, muito menos de andar de mão dada na rua. Para outras pessoas, porém, o toque físico é vital, pois é aquilo que diferencia uma relação amorosa de qualquer outro relacionamento afetivo, e podem expressar o que sentem através de mimos no dia-a-dia sentindo também, muitas vezes, uma grande necessidade de terem uma vida sexual intensa.

É o caso de:

- Carneiro

- Touro

- Caranguejo

- Leão

- Escorpião

 

4 – Atos de serviço

Há quem expresse amor através de gestos, ações, dádivas ao outro e, nessa categoria, os signos de Terra e os de Água tendem a levar a taça. Geralmente são as pessoas que têm maior dificuldade em expressar por palavras o que sentem, fazendo-o através de ações, muitas vezes até bastante abnegadas. O grande destaque, neste tipo de linguagem do amor, vai para:

- Virgem

- Touro

- Caranguejo

- Capricórnio

- Peixes

E pode, em alguns casos, ser posta em prática por um nativo de Escorpião.

 

5 – Presentes

Materialismos aparte, há pessoas para quem o amor se dá e se recebe através de presentes, nem sempre ou não necessariamente caros, mas que manifestam o empenho da outra pessoa e a preocupação em escolher algo que seja do seu agrado. As pessoas que gostam de objetos materiais são aquelas que tendem a ter e a valorizar esta linguagem do amor, nomeadamente:

- Touro

- Leão

- Balança

- Capricórnio

 

A personalidade de cada pessoa é complexa e, mesmo dentro de um signo, há inúmeras variantes no que diz respeito a gostos e preferências. Alguns signos são apresentados em mais categorias porque são, por natureza, pessoas que dão muito valor aos relacionamentos, assumindo o amor um papel de destaque nas suas vidas e sendo mais maleáveis e fluidos no que diz respeito à sua expressão. Outras pessoas, mais focadas nos aspetos práticos do dia-a-dia e tendo outro tipo de ambições, tendem a não ser tão permeáveis nem disponíveis, razão pela qual não foram aqui apresentadas em mais categorias.

ASTROLOGIA

A importância de Fevereiro num ano bissexto.

O mês de fevereiro no ano bissexto é um período de transição e renovação. É um momento de deixar para trás o passado e abrir-se para novas possibilidades.

Retorno solar – saiba o que o seu aniversário lhe traz de novo

O retorno solar é uma das análises astrológicas mais importantes já que, de uma forma direta e incisiva, aponta para a tónica dominante em cada novo ano. Mas, afinal, de que se trata? Como se calcula um retorno solar?

O Ano do Dragão de Madeira de 2024

O Ano do Dragão de Madeira de 2024, que começa em 10 de fevereiro e termina em 28 de janeiro de 2025, promete ser um ano vibrante e cheio de energia.

O seu signo lunar diz-lhe que karma familiar trouxe de vidas passadas

O signo e a Casa astrológica em que a Lua se encontra no seu Mapa Astral revela de que forma lida com as suas emoções, o que faz com que se sinta em casa e qual é a sua natureza mais íntima, mas pode, também, indicar que karmas traz de vidas passadas a nível emocional e na vida familiar.

O cristal de cada signo

Conheça o cristal que está especialmente alinhado com o seu signo astrológico!

A mulher de cada signo

Cada mulher é única e tem o seu carácter e personalidade, mas existem alguns traços de personalidade que apenas o signo pode revelar.

Artigos relacionados

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.