O equinócio da primavera era visto, pelos povos antigos, como o mais importante acontecimento cósmico do ano. De tal maneira assim era, que o consideravam o início de cada ano, assim como do ciclo zodiacal, que começa com a entrada do Sol em Carneiro. Prepare o seu coração e aproveite este impulso positivo do cosmos!
No equinócio da primavera o Sol cruza a linha do horizonte de tal maneira que os raios solares incidem exatamente na mesma medida no Hemisfério Norte e no Hemisfério Sul, fazendo com que a noite e o dia tenham a mesma duração. Na verdade, a palavra equinócio significa "noite igual" (ao dia). Os dois equinócios que acontecem em cada ano - o equinócio da Primavera e o equinócio do outono - marcam os dias em que há um equilíbrio entre as horas de luz solar e as horas da noite. A partir do equinócio da primavera os dias tornam-se cada vez mais longos, até chegarmos ao solstício de verão, que corresponde ao dia mais longo do ano.
Energeticamente, os equinócios falam-nos do equilíbrio entre a luz e a sombra, entre o dia e a noite.
Este ano, o equinócio da Primavera ocorre às 21.24 do dia 20 de março, no mesmo dia em que o Sol entra no signo Carneiro e inaugura um novo ano astrológico.
Este acontecimento põe uma grande dose de energia à nossa disposição mas é preciso lembrarmo-nos que as situações provavelmente não vão desenrolar-se da forma - ou com a rapidez - que gostaríamos, sendo por isso necessário saber dosear os nossos impulsos (o que não será fácil, uma vez que o Sol entra no impetuoso signo Carneiro).
A força do Sol em Carneiro, o primeiro signo do Zodíaco, é focada no eu, nos princípios, na ação.
É provável que nos dias que antecedem este evento se sinta mais emotivo ou mesmo com os nervos à flor da pele, pois muitas pessoas sentem os efeitos desta carga energética. Pode criar-lhe resistência e tentar opor-se às circunstâncias - o que só vai deixá-lo desgastado - ou pode aprender com isso e crescer com o que a vida lhe está a apresentar.
O que o equinócio da primavera e a entrada do Sol em Carneiro tem para lhe ensinar:
- A oportunidade de reavaliar as suas metas e a melhor forma de as conquistar. Seja o que for que procura, terá de fazer alguns ajustes que, por pequenos que sejam, são indispensáveis.
- A capacidade de estar centrado. Não permita que os acontecimentos à sua volta drenem a sua energia e façam com que se sinta impotente. Mantenha-se focado no presente, consciente de si e do seu valor. Não se deixe prender pelas armadilhas do seu ego. Ao manter a sua estabilidade interior tudo o resto fluirá de forma mais serena.
A entrada do Sol em Carneiro pode exaltar as nossas emoções e deixar-nos à mercê das nossas paixões e vontades do ego. Ter a consciência dos ciclos do Universo e do tempo que tudo na vida leva a desenrolar-se ajuda-nos a não perder o controlo do nosso barco e a guiar-nos até um porto seguro, preservando assim a nossa sanidade emocional!
- O momento ideal para se libertar de pessoas tóxicas. Qualquer relação que esteja a magoá-lo, a fazer com que sinta em baixo ou a impedi-lo de andar para a frente é tóxica e não está a fazer nada na sua vida. Distancie-se ou corte relações com as pessoas que sente que não valem o seu tempo, esforço e desgaste de energias. Não permita que outra pessoa abuse da sua bondade - saiba dizer basta, usando para isso a força do Sol em Carneiro e o "momento de ajuste de contas" do Equinócio da Primavera.
De um modo geral, a energia do equinócio da primavera será positiva, desde que não se deixe esmagar por ela. Mantenha-se seguro de si, de quem é, do que deseja para a sua vida, e lance as suas velas ao vento para que o seu barco comece a viajar a uma velocidade que você nunca julgou que fosse possível de alcançar!