Santa Ana e São Joaquim – quem foram os avós de Jesus?

Saiba quem foram os pais da Virgem Maria e peça-lhes a sua especial proteção e amparo!

BEM-ESTAR E ESPIRITUALIDADE

Assinala-se a 26 de julho o Dia dos Avós, data escolhida porque este dia foi consagrado pela Igreja Católica aos avós de Jesus, Santa Ana e São Joaquim. Saiba quem foram os pais da Virgem Maria e peça-lhes a sua especial proteção e amparo!

Os avós de Jesus, pais de Maria, protagonizaram um dos maiores milagres da história Cristã: ambos foram agraciados com o milagre de terem um filho quando já nenhum dos dois tinha idade para conceber.

São considerados os protetores dos avós, dos viúvos e das pessoas idosas, mas Santa Ana é também invocada para ter proteção e paz em família, para conseguir engravidar, para ter um bom parto e é a protetora dos navegantes e dos marceneiros.

Tanto Ana como Joaquim eram descendentes de famílias de posses e que seguiam a religião judaica. Hannah pertencia à família do sacerdote Aarão, Joaquim era descendente da casa real de David. O que hoje sabemos sobre ambos chega-nos através do Proto-Evangelho de Tiago, já que os Evangelhos não falam sobre eles, mas o seu culto terá começado nos primeiros séculos após o nascimento de Jesus.

Consta-se que eram profundamente infelizes por não conseguirem conceber um filho, aquilo que era, nesse tempo, o habitual cumprimento dos preceitos da religião: construir família e educar os filhos na fé Cristã.

Uma das histórias mais conhecidas sobre eles conta-nos que Joaquim se exilou no deserto durante quarenta dias, onde se puniu através de jejuns e rogou veementemente a Deus para que lhe concedesse a graça de ter um filho. Joaquim partiu para o deserto em desespero, depois de o sacerdote Ruben lhe ter dito que ele e Ana estavam amaldiçoados, sendo indignos de ter um filho e, por isso, castigados por Deus.

Ao fim de quarenta dias, Joaquim recebeu a visão de um Anjo que lhe disse para voltar para junto da sua esposa, pois Deus iria finalmente atender ao seu pedido. O reencontro de ambos juntos à Porta Dourada de Jerusalém servia de inspiração para artistas, muitos séculos mais tarde. Meses depois do regresso de Joaquim nasceu Maria, batizada Miriam, que foi criada com muito amor e zelo de seus pais, tendo sido oferecida ao Templo de Jerusalém logo que fez três anos de idade. Maria cresceu na casa de seus pais e estando ao serviço do Templo, e a exemplar educação que recebeu terá sido espelhada no amor e na dedicação com que veio, anos mais tarde, a cumprir o seu papel como mãe de Jesus.

O culto aos pais de Maria começou por ser feito em datas distintas; São Joaquim era celebrado a 20 de março, em associação a São José, de quem algumas fontes defendem que seria irmão. Mais tarde, passou a ser celebrado a 16 de agosto, por associação a Maria, cuja subida aos Céus se assinala a 15 de agosto. O culto a Santa Ana tornou-se especialmente forte na Idade Média, e no século XVI o Papa Gregório XIII assentou o dia 26 de julho como estando consagrado à sua devoção. Só no século XX os avós de Jesus passaram a ser celebrados em conjunto, na data que já era destinada a Santa Ana.

 

(subtt: ) Orações a Santa Ana e a São Joaquim

Oração a Santa Ana e a São Joaquim
 

Ó Beatíssimos pais da Mãe de Deus,
São Joaquim e Santa Ana,
nós vos saudámos e bendizemos com devoção e amor.
Alegramo-nos de todo o coração
pela vossa glória e pelo sublime privilégio
pelo qual Deus vos escolheu
para serdes os pais da Mãe de Deus, Maria Santíssima.

Rogai por nós a Jesus e a Maria

para que nós lhes agrademos em tudo.

Tende piedade de nós, como os pais têm dos seus filhos.

Nós vos pedimos, do fundo do coração,

para que intercedeis ao vosso divino Neto

para que nos ajude na nossa caminhada

e ilumine os nossos espíritos.

Sede nossos consoladores na vida e na morte.

Assisti-nos na nossa última agonia,

para que dignamente recebamos os santos sacramentos da Igreja e, partindo deste mundo com o coração contrito,

possamos chegar ao céu.

Ámen.

BEM-ESTAR E ESPIRITUALIDADE

Cristais que ajudam a ter harmonia no lar

Saiba que cristais deve utilizar para melhorar a energia de sua casa, preservando o equilíbrio e potenciando a harmonia.

7 dicas para atrair dinheiro no Ano do Coelho

O novo ano Chinês começou a 22 de janeiro. É o ano do Coelho de Água, com energia Yin, que nos ajuda a abrandar o ritmo e a tomar decisões mais ponderadas. Conheça 7 dicas de Feng Shui para aproveitar esta energia de forma a atrair mais abundância.

O que são os chacras? Como alinhá-los?

Conheça o significado de cada chacra e saiba como mantê-los em equilíbrio!

8 formas de ter boas energias no trabalho

Conheça 8 dicas que o ajudam a ter energias positivas no seu local de trabalho, facilitando o retomar das rotinas e melhorando o seu dia-a-dia.

Códigos Grabovoi – as fórmulas para atrair tudo o que quer

Utilizando a vibração energética dos números e conjugando-a com a Lei da Atração, Grigori Petrovich Grabovoi, estudioso russo, criou um conjunto de códigos que, segundo ele, ajudam a mente inconsciente a focar-se naquilo que deseja, o que ativa a capacidade de manifestar o que pediu. Embora não haja consenso em relação à credibilidade destes códigos, a verdade é que há um número crescente de pessoas que recorrem a eles e que testemunham a sua eficácia.

Saiba como consagrar um talismã

Muitas pessoas trazem sempre consigo um amuleto, pois acreditam nos seus poderes de proteção. Contudo, o que muitos não sabem é que um amuleto ou talismã deve ser consagrado (ativado) para o fim a que se destina. Para tal, é necessário proceder a um ritual.

Artigos relacionados

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.