São Pedro de Alcântara, um exemplo de devoção religiosa.

São Pedro de Alcântara, um exemplo de devoção religiosa, através de uma vida de pobreza, rígida penitência e um sublime espírito de oração.

SANTOS, ANJOS E ORAÇÕES

São Pedro de Alcântara, nascido Juan de Garabito y Vilela de Sanabria, em 1499, na cidade de Alcântara, Espanha. Desde cedo, Pedro demonstrou uma profunda devoção religiosa, que o levou a ingressar na Universidade de Salamanca para estudar Direito. No entanto, sentindo um chamado maior, ele abandonou os estudos seculares e entrou para a Ordem Franciscana em 1515, adotando o nome de Frei Pedro de Alcântara.

Pedro de Alcântara foi ordenado sacerdote em 1524 e rapidamente se destacou por sua austeridade e espírito de oração. Ele buscava viver de acordo com os ensinamentos de São Francisco de Assis, promovendo uma vida de maior pobreza e contemplação. Em 1539, viajou para Portugal para ajudar na reforma de uma das províncias franciscanas, onde fundou vários mosteiros e escreveu regras rigorosas para a comunidade.

Em 1555, Pedro iniciou a reforma da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, conhecida como “Estrita Observância”. Sua reforma visava trazer a Ordem Franciscana de volta à genuína observância da Regra, através de uma vida de pobreza, rígida penitência e um sublime espírito de oração. Ele alcançou altos graus de contemplação e atraiu muitos franciscanos para o caminho da reforma.

Pedro de Alcântara também foi confessor e diretor espiritual de Santa Teresa de Ávila, ajudando-a na reforma da Ordem Carmelita. Santa Teresa descreveu-o como um modelo de virtude e santidade, destacando sua capacidade de viver uma vida de intensa penitência e oração.

Após uma vida dedicada à reforma e à espiritualidade, São Pedro de Alcântara faleceu em 18 de outubro de 1562, em Arenas de San Pedro, Ávila. Ele foi beatificado em 1622 pelo Papa Gregório XV e canonizado em 1669 pelo Papa Clemente IX. Em 1826, foi declarado Padroeiro do Brasil por Dom Pedro I.

SANTOS, ANJOS E ORAÇÕES

Anjos da Guarda

O anjo da guarda que nos é atribuído desde que nascemos, está sempre pronto a ajudar-nos.

7 Simpatias para atrair o amor com a ajuda de Santo António

Conhecido como o santo casamenteiro, Santo António é o protetor dos casais e as celebrações deste santo, na noite de 12 de junho e no dia 13, que lhe é consagrado, estão fortemente associadas ao amor. Por esse motivo, são inúmeras as simpatias que recorrem a este santo para pedir ajuda nos assuntos do coração.

São Roque: O Santo Protetor contra a doença.

São Roque de Montpellier é um santo católico venerado em todo o mundo, especialmente conhecido como protetor contra a peste e doenças.

O Ramo do Dia Espiga: Simbolismo e Usos

O ramo do dia espiga carrega um rico simbolismo, associado à abundância, fertilidade, prosperidade e boa sorte.

Conheça a poderosa oração a São João Batista, protetor da amizade

Reze esta oração e peça a São João Baptista que lhe dê amigos sempre sinceros e leais e que o ajude a concretizar aquilo que mais anseia obter.

Nossa Senhora do Rosário

Foi o título atribuído à Virgem Maria, é também o nome que identifica a mãe de Jesus quando esta apareceu diversas vezes em Fátima, diante dos três pastorinhos.

Artigos relacionados

Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.