Solstício de inverno – a noite mais longa do ano está a chegar

O Solstício de inverno ocorre, este ano no dia 22 de dezembro, inaugurando a estação do frio no Hemisfério Norte.

ASTROLOGIA

O Solstício de inverno ocorre, este ano, no dia 22 de dezembro, inaugurando a estação do frio no Hemisfério Norte. Todos os anos o Solstício de inverno chega com a promessa de que, uma vez mais, os dias voltarão a crescer e a luz do Sol ganhará, progressivamente, cada vez mais tempo ao período noturno, até chegarmos ao solstício de verão, em junho, que corresponde ao máximo de horas de luz solar.

 

O solstício de inverno é uma das quatro datas-chaves do ano, que são importantes porque marcam mudanças na energia dominante, devido ao facto de estarem associadas aos movimentos do Sol, astro-rei da nossa galáxia, a fonte de toda a vida na Terra. Os primeiros povos encaravam com espanto e receio estes fenómenos, de tal forma que se reuniam para assistir ao nascer do Sol em pontos de maior visibilidade. Hoje em dia muitas pessoas nem se apercebem destas datas nem conhecem o seu significado para além de assinalarem o início das estações.

No Solstício de inverno, o Sol fica aparentemente imóvel sobre a linha do equador e os raios solares atingem a sua maior declinação em latitude. Por esse motivo, este é o dia em que, no Hemisfério Norte, as sombras projetadas se mostram mais compridas. Os equinócios e solstícios ocorrem devido aos movimentos de rotação e de translação da Terra – sobre si própria e em torno do Sol. São estes movimentos que fazem com que, durante seis meses, a luz solar incida durante mais tempo sobre um dos Hemisférios. Nos solstícios, este movimento inverte-se, aparentemente. Embora a Terra continue a girar na mesma direção, há um momento de aparente paragem (a palavra “solstício” designa, precisamente, “sol parado”, na sua etimologia) e inversão de sentido, em que a luz solar passa a incidir sobre o outro hemisfério durante mais tempo.

Na prática, o solstício de inverno corresponde à noite mais longa do ano, assinalando a data em que o sol se põe mais cedo e se levanta mais tarde. A partir dela, e até ao verão, os dias vão tornar-se cada vez maiores. Por estar relacionado com a energia da luz solar direta, o solstício de inverno é um período que, no campo esotérico, se associa ao regresso do poder do Sol, da força criativa, do calor e da luz.

Por isso, esta data é especialmente favorável para:

- definir intenções e formular desejos que impliquem o crescimento de algo

- fazer um exercício introspetivo, que o ajude a evidenciar as suas forças e os seus pontos “de luz”, aqueles que podem ajudá-lo a superar as fases mais sombrias

- plantar sementes de ideias, sonhos e projetos que gostaria que crescessem e ganhassem expressão na sua vida.

 

Curiosidades:

O Solstício de inverno era um fenómeno especialmente reverenciado pelos Romanos, de tal modo que, no período que rodeava esta data, era realizada uma importante festa em honra do deus Saturno, o protetor das colheitas. Essa festa, chamada Saturnália, prolongava-se por sete dias e visava pedir proteção para a colheita desse ano, para que a germinação de inverno corresse de forma favorável. Para além da Saturnália, também o deus Mitra era homenageado nesta altura. Mitra era um deus adorado no Oriente, e os soldados romanos trouxeram o seu culto para o Ocidente, onde ele se confunde com a adoração ao deus Apolo, o deus Sol invencível, cujo nascimento era assinalado a 25 de dezembro.

ASTROLOGIA

Saiba de que forma a energia do Outono irá afetar o seu signo, e que transformações vai trazer à sua vida!

Saiba de que forma a energia do Outono irá afetar o seu signo, e que transformações vai trazer à sua vida!

As fases da Lua interferem com o nosso sono?

A nível científico são também estudados os efeitos que a Lua exerce sobre a nossa mente e sobre os padrões de sono.

Saiba de que forma a passagem do Sol pelo signo Virgem afeta a sua vida

A 23 de agosto o Sol deixa o signo Leão, onde se sente "em casa", para entrar em Virgem, um signo que apela a uma maior contenção e rigor.

Os signos e a lida doméstica

Os signos e a lida doméstica

Os principais trânsitos Astrológicos em 2024

Em 2024 vamos ter trânsitos astrológicos muito importantes e alguns bastante raros que vão influenciar a sua Vida, ainda por cima em ano bissexto. Saiba quais são os mais importantes.

Como é a mãe de cada signo?

De acordo com o signo da sua mãe, conheça algumas das caraterísticas mais marcantes na sua personalidade.

Artigos relacionados

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.