As melhores cores para cada divisão da sua casa

Ao estar mais consciente da influência das cores no comportamento humano, e sabendo que as cores refletem a nossa energia interior, pode fazer uma escolha mais conscienciosa das cores para as várias divisões da casa.

BEM-ESTAR E ESPIRITUALIDADE

O lar é sempre o reflexo da personalidade de quem nele habita. A organização das divisões revela os gostos pessoas e personalidades do seu proprietário. Ao estar mais consciente da influência das cores no comportamento humano, e sabendo que as cores refletem a nossa energia interior, pode fazer uma escolha mais conscienciosa das cores para as várias divisões da casa.

Os tons de vermelho conferem uma sensação de calor a espaços frios, como é o caso das divisões viradas a Norte. As cores quentes tornam os espaços mais pequenos. As cores em tons de azul fazem com que um quarto pareça maior em espaço. Os tons escuros dão uma sensação de espaço reduzido, enquanto que os tons claros dão uma sensação de espaço ampliado.

 

Entrada da casa: Corredor e hall

O hall e o corredor raramente são largos ou espaçosos e por isso são apenas locais de passagem para o exterior ou para outras divisões da casa. O hall e o corredor revelam a forma como as pessoas desejam ser vistas pelos outros, ou seja, estes espaços podem ter uma aparência formal ou ser apenas um local de arrumação. As cores dominantes do corredor ou hall transmitem ao visitante se, para o proprietário, este espaço é um local de boas vindas ou uma barreira de que protege das outras divisões.

O branco e o bege são cores neutras que “atuam” como bloqueadores de emoções.

As cores ricas e profundas, sejam quentes ou frias, transmitem autoridade e marcam uma fronteira com o resto da casa.

As cores usadas num hall de entrada afetam cada visitante, por isso as cores devem ser cuidadosamente escolhidas. Os vermelhos fortes transmitem energia, os vermelhos mais suaves (com nuances de castanho) transmitem solidez, poder e conforto.

Os tons rosa, dependendo da tonalidade, transmitem uma sensação de serenidade, ideais para casas localizadas na cidade onde o mundo exterior é ruidoso e agitado.

Um azul profundo ajuda a acalmar mentes agitadas e nervosas, transmitindo uma sensação de paz.

Os tons verdes e castanhos imitam a natureza. Ao escolher este tipo de cores é importante que se crie no hall um ambiente o mais parecido possível com a natureza, usando uma variedade de tons e sombras verdes, em vez de uma cor única e muito forte.

 

A cozinha e a casa de banho

Estas divisões, essencialmente utilitárias, devem ter cores que estejam em harmonia com cada uma das suas funções. Por exemplo, as casas-de-banho devem ser pintadas com tons quentes – amarelo, rosa, laranja. Estas cores dão uma sensação de conforto e relaxamento, estando associadas também ao asseio e zelo.

Contudo, o amarelo na cozinha, poder produzir uma sensação de estímulo exagerado e, por isso, deve ser suavizado com outras cores, tais como o azul ou o verde.

O vermelho aviva as emoções e induz a comportamentos imprudentes; já as cores quentes como a terracota estabelecem contacto com o lado prático da atividade de cozinhar.

O azul e o branco são aprazíveis e eficientes. Não são as melhores cores para uma cozinha como espaço social e de confeção culinária, mas a sensação de asseio e frescura que transmitidas por estas cores tornam-nas ideais para pratos e outros utensílios. As cores frescas em ambas as divisões podem ser aprimoradas com a junção de uma terceira cor que as complemente.

O design dos apetrechos de cozinha feitos em aço apresenta excelentes resultados comerciais, já que são os mais escolhidos pelos casais mais jovens. Contudo, decorar a cozinha com utensílios neste tipo de material produz uma imagem fria, com falta de emoção, num espaço familiar que se quer acolhedor e caloroso.

Sala de estar

A principal divisão da casa deve refletir a personalidade do proprietário, mas também deve ser confortável e transmitir energia positiva.

Quando mais do que uma pessoa habita o mesmo espaço, deve-se escolher uma cor neutra, ou escolher uma cor que agrade a ambos para que tanto um como outro se sintam confortáveis. Por exemplo, se a cor favorita de um dos membros da casa for o verde e a do companheiro for o azul, o turquesa pode ser uma cor que agrade a ambos e é uma excelente escolha para uma sala. Também podem escolher uma cor que complemente o azul turquesa, como o pêssego, o dourado e o rosa.

A maioria das pessoas escolhe as cores de acordo com as suas preferências. Quem prefere tons dentro do azul turquesa, azul claro e violeta é pouco provável que o amarelo faça parte das suas preferências. No entanto, umas nuances destas cores conferem equilíbrio e mantêm as boas vibrações e a harmonia.

O uso de objetos decorativos coloridos realça a casa. Estes objetos devem ter um tom consonante com a cor das paredes ou podem ser tons complementares para dar a sensação de harmonia. As cores que fazem contraste conferem um efeito dramático e chama a atenção para um lugar específico da sala.

Quartos

Para algumas pessoas esta é a mais importante divisão da casa, já que é onde passam mais tempo. O quarto é o espaço mais individual e pessoal, e por isso, precisa de ser o mais confortável possível. No entanto, usar no quarto a cor favorita pode constituir um fator gerador de stress se não houver harmonia e equilíbrio entre as cores escolhidas.

As cores mais apropriadas para um quarto são as suaves e que transmitem quietude. As cores das paredes e dos cortinados transmitem energia e vibracional mesmo quando se está a dormir, por isso as cores demasiado fortes e opacas devem ser evitadas.

Os tons de azul apaziguam o espírito e a mente e ajudam o relaxamento corporal, induzindo naturalmente ao sono. Os amarelos são cores estimulantes, são boas para acordar pela manhã pois transmitem energia. O lilás ajuda a relaxar, o rosa transmite segurança.

Escritório

Os estúdios e os escritórios devem refletir a energia da atividade que lá se pratica. A clareza mental e a inspiração são fomentadas pelo uso de amarelo na decoração destes espaços.

Os azuis frios são ótimos para acalmar a mente, desenvolver a intuição e renovar as ideias.

Num espaço onde haja muita atividade e muita energia a circular, a presença da cor azul ajuda a atenuar o ambiente e mantém o equilíbrio entre as pessoas.

Para as atividades dinâmicas, o vermelho e laranja, transmitem conforto, transmitem energia e ajudam na concentração; se estas cores forem complementadas com o verde, isso irá passar a ideia de mentes calmas e emoções positivas. Estas cores são ideais para tarefas de costura, pintura e outras tarefas criativas ligadas às artes.

 

BEM-ESTAR E ESPIRITUALIDADE

Sinais de que tem um dom espiritual

Saiba se tem um dom espiritual.

8 formas de ter boas energias no trabalho

Conheça 8 dicas que o ajudam a ter energias positivas no seu local de trabalho, facilitando o retomar das rotinas e melhorando o seu dia-a-dia.

Espiritualidade e a sua Importância

A espiritualidade abrange o domínio espiritual e tudo o que é místico e religioso.

O poder da bondade

A bondade é uma das virtudes mais importantes que podemos cultivar. Ela é a expressão do amor e da compaixão, e é essencial para a construção de um mundo melhor.

7 cristais essenciais que todas as pessoas devem ter

Cada cristal possui propriedades específicas, relacionadas com os elementos que integram a sua composição, com a sua cor e com o processo através do qual é formado. Conheça 7 cristais que contribuem para o seu equilíbrio pleno.

Plantas e ervas que ajudam a atrair o amor

Conheça as plantas e ervas que, pelas suas propriedades energéticas, contribuem para induzir a uma atmosfera de amor e sedução.

Artigos relacionados

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.