Origem das tradições de Natal

Conheça o significado de cada tradição associada a esta quadra.

BEM-ESTAR E ESPIRITUALIDADE

Origem das tradições de Natal

 

Estamos em plena época festiva. A cada ano, montamos a árvore de Natal, colocamos a meia na lareira, compramos presentes para os que nos são mais próximos e, numa mesa portuguesa, nunca falta o bolo rei. Neste artigo, explicamos-lhe o significado de cada tradição associada a esta quadra.

 

Árvore de Natal

Acredita-se que a primeira árvore de Natal foi feita no século XVI. Na Alemanha, era comum as famílias decorarem pinheiros com papéis coloridos, frutas e doces. A tradição espalhou-se por toda a Europa e, em Portugal, não é exceção. Reza a lenda de que o pinheiro foi escolhido como símbolo do Natal devido à forma triangular que, segundo a cultura cristã, representa a Santíssima Trindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

 

Presépio

Ao lado da árvore de Natal encontra-se quase sempre um bonito presépio, com as figuras principais: José, Maria e Jesus, os três reis magos e alguns animais, recriando o nascimento do menino Jesus. Para os cristãos, este é um dos símbolos mais importantes desta quadra. A sua origem, tal como o conhecemos hoje, remonta ao século XVI.

 

Meia na lareira

Reza a lenda que um homem da nobreza, muito triste com a morte da mulher, gastou toda a fortuna, deixando as três filhas na miséria. São Nicolau, sabendo que a família estava com dificuldades, foi até à casa deste homem e deitou três sacos cheios de moedas de ouro pela chaminé; as moedas caíram dentro das meias das raparigas, que estavam a secar junto à lareira. Por isso, acredita-se que colocar uma meia (quanto maior melhor) neste local atrai a boa sorte.

 

Missa do Galo

Esta celebração realiza-se à meia-noite do dia 24 para 25 de Dezembro e assinala o nascimento de Jesus. Segundo os ditos antigos, à meia-noite do dia 24 um galo teria cantado, anunciando a vinda do Messias. Após a missa, as pessoas voltam para casa, colocam a imagem do Menino Jesus no Presépio e entregam os presentes uns aos outros.

 

Pai Natal

Hoje em dia, as crianças acham que o Pai Natal vive no Polo Norte, onde passa o ano a fazer presentes para os meninos de todo o mundo. Mas o velhote de barbas brancas - como o conhecemos agora – “nasceu” para os lados do Mediterrâneo e depois foi ganhando fama um pouco por todo o mundo. A sua imagem é inspirada na figura de São Nicolau, um bispo turco que se tornou Santo pelas generosas ações, como oferecer presentes aos mais pequenos e protegê-los.

 

Bolo Rei

Este doce tradicional pode comer-se desde o Natal até ao dia de Reis. A sua forma redonda, com um buraco no meio, lembra uma coroa e representa os três reis magos (Gaspar, Belchior e Baltazar) e os presentes que estes levaram ao menino Jesus no dia do seu nascimento. A côdea do bolo simboliza o ouro, as frutas cristalizadas representam a mirra e o aroma o incenso.

 

Consoada

Nos tempos antigos, durante as vigílias que celebravam o nascimento de Jesus era praticado o jejum que, ao longo dos séculos, foi eliminado dando lugar à refeição que o povo designou de Consoada. Hoje em dia, é geralmente composta por bacalhau cozido, batatas e couves, seguida de uma panóplia de doces. Reza a lenda que a mesa da Consoada não deve ser levantada e as sobras de comida devem permanecer durante toda a noite em sinal de respeito aos mortos da família.

 

Presentes

Já faz mais de dez mil anos que os agricultores começaram a trocar presentes entre si, no solstício de Inverno, para celebrarem o facto desta estação já estar a meio e, em breve, terem início os dias bons; normalmente, eram bens alimentares que tinham de sobra. Apesar de ser um costume pagão, os cristãos adotaram o conceito e começaram a oferecer presentes uns aos outros, simbolizando a entrega de oferendas ao Menino Jesus pelos Reis Magos.

 

BEM-ESTAR E ESPIRITUALIDADE

A importância da Religião nas nossas Vidas

A religião pode ser uma fonte de grande força e inspiração na vida das pessoas. Ela pode ajudar as pessoas a lidar com os desafios da vida, a encontrar um senso de propósito e significado, e a se conectar com outras pessoas que compartilham de suas crenças.

Oração Ho’oponopono

Prática havaiana de arrependimento, dado que para os antigos havaianos eram os pensamentos tóxicos de recordações ou traumas do passado.

O significado da letra M na palma da mão

Já reparou se tem esta letra desenhada na sua mão? Sabe o que isso significa? Que é uma pessoa muito especial e intuitiva.

Códigos Grabovoi – as fórmulas para atrair tudo o que quer

Utilizando a vibração energética dos números e conjugando-a com a Lei da Atração, Grigori Petrovich Grabovoi, estudioso russo, criou um conjunto de códigos que, segundo ele, ajudam a mente inconsciente a focar-se naquilo que deseja, o que ativa a capacidade de manifestar o que pediu. Embora não haja consenso em relação à credibilidade destes códigos, a verdade é que há um número crescente de pessoas que recorrem a eles e que testemunham a sua eficácia.

Quiromancia

A Quiromancia – ou leitura da mão – oferece-nos uma perspetiva mais ampla daquilo que o futuro nos reserva – a sina traçada na palma da mão.

O Ocultismo, História e Factos

O ocultismo abrange uma ampla gama de práticas e crenças que se concentram no oculto, ou seja, no que está escondido ou desconhecido.

Artigos relacionados

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.