Quais são os subtipos de personalidade de acordo com o eneagrama?

No Eneagrama existem 9 tipos de personalidade definidos para além de 3 subtipos por tipo, o que faz com que esta análise especifique 27 tipos de personalidade.

BEM-ESTAR E ESPIRITUALIDADE

O Eneagrama é um método de análise da personalidade cada vez mais utilizado em empresas, pois permite conhecer melhor as tendências individuais de cada pessoa e ajuda a superar as diferenças, estabelecendo pontes de contacto entre todos. A nível pessoal, na vida amorosa e no domínio familiar, o Eneagrama atua da mesma forma já que, ao permitir a cada pessoa identificar qual é o seu tipo de personalidade dominante, faz com que seja mais fácil colmatar falhas e desenvolver a cumplicidade. Para além dos 9 tipos de personalidade definidos pelo Eneagrama há, também, 3 subtipos, o que faz com que esta análise especifique 27 tipos de personalidade. Conheça-os!

 

Ao contrário da Astrologia, que estuda a personalidade com que nascemos de acordo com as influências astrológicas que recebemos, o Eneagrama centra o seu estudo no presente, assumindo que cada pessoa definiu a sua personalidade na infância, em função dos traços que lhe são carateristicos de nascença mas, também, mediante as respostas que recebeu do exterior que a rodeava. Todos nós temos um tipo dominante de personalidade e ele acompanha-nos até ao resto da vida mas, dentro de cada um dos 9 tipos, há 3 subtipos essenciais, que matizam a tendência dominante da personalidade, fazendo com que haja, ao todo, 27 formas diferentes de abordar a vida.

 

Os 9 tipos de personalidade definidos pelo Eneagrama são:

 

1 – o perfecionista – movido pelo sentido do dever

2 – o prestável – movido pela necessidade de agradar

3 – o vencedor – movido pelas conquistas e resultados

4 – o individualista – movido pela necessidade de ser especial

5 – o analítico – movido pela necessidade de compreender de forma lógica

6 – o cuidadoso – movido pela necessidade de segurança

7 – o otimista – movido pela necessidade de ter experiências

8 – o poderoso – movido pela necessidade de ter poder

9 – o mediador – movido pela necessidade de ter harmonia

O Eneagrama define 3 subtipos, os quais dizem respeito à forma como a pessoa manifesta as caraterísticas que possui e como, através delas, se relaciona com os outros. Os subtipos referem-se à fusão da nossa personalidade com o nosso instinto dominante. O instinto refere-se à forma como reagimos ao exterior, às circunstâncias e àquilo que nos motiva. Todos nós temos os três instintos – autopreservação, social e sexual – porém há um deles que é dominante, que assume uma maior importância para nós, que é a nossa maior preocupação. Esse é o nosso instinto dominante e é ele que irá dar-nos maiores detalhes sobre a nossa personalidade. Não é aquele que nos traz melhores resultados ou que nos faz ser bem-sucedidos, mas é o que a nossa mente percebe como sendo o mais importante.

 

Estes 3 subtipos são:

1 – Auto-preservação

As pessoas movidas pelo instinto de auto-preservação agem em função daquilo que lhes irá trazer maior segurança, tanto para si como para os seus. São movidas pelo instinto de sobrevivência e pela necessidade de assegurarem que estão protegidas do perigo e que têm aquilo de que podem vir a precisar. As suas ações são sempre em função da preservação da sua própria vida, da sua proteção e segurança.

 

2 – Social

Os subtipos de instinto social agem em função do grupo e em prol dos outros, sendo as suas ações motivadas pelo impacto que têm naqueles que estão à sua volta, nas suas opiniões, vontades e interesses. A necessidade de pertencer a um grupo é dominante e mais vincada neste subtipo, havendo uma preocupação com a imagem e com aquilo que as pessoas que os rodeiam possam pensar em relação a si.

 

3 – Sexual

Não tendo de ser interpretado em sentido literal, embora também tenha uma forte componente física, o instinto sexual é aquele que é voltado para relações pessoais individuais. Aqui há uma preocupação maior com os relacionamentos, tanto a nível afetivo ou amoroso como a nível profissional, sempre de pessoa para pessoa. A conquista é mais evidenciada neste subtipo, que tende a ser mais predador, em sentido literal, mas não necessariamente afetivo.

De que forma cada subtipo influencia os tipos de personalidade?

Tipo 1

Subtipo autopreservação: preocupa-se em corrigir-se a si próprio e em fazer sempre o que está certo.

Subtipo social: preocupa-se em dar um bom exemplo e em melhorar o meio onde se insere.

Subtipo sexual: muito exigente e impaciente com as pessoas mais próximas, tende a ser bastante intenso.

 

Tipo 2

Subtipo autopreservação: preocupa-se em agradar e tende a criar relacionamentos nos quais os outros cuidam dele

Subtipo social: assume facilmente a liderança, defendendo os interesses e atendendo às necessidades dos grupos em que se insere.

Subtipo sexual: a imagem assume uma grande importância para ele, é naturalmente sedutor e procura exercer poder na relação com os outros.

 

Tipo 3

Subtipo autopreservação: mais discreto e humilde, tende a ser ansioso e não gosta de se vangloriar, embora procure ter sucesso.

Subtipo social: procura o prestígio e o estatuto, gosta de estar em destaque nos ambientes em que se insere.

Subtipo sexual: atraente e sedutor, é voltado para apoiar os outros e ajudá-los a destacarem-se.

 

Tipo 4

Subtipo autopreservação: guarda o sofrimento para si, não gosta de mostrar o que sente, preferindo mostrar-se como alguém que está sempre de bem com a vida.

Subtipo social: subestima-se e tende a sentir vergonha de si próprio, sentindo-se inferior aos outros e vivendo intensamente o sofrimento.

Subtipo sexual: é o mais competitivo, tem necessidade de se afirmar como superior e experimenta uma raiva intensa.

 

Tipo 5

Subtipo autopreservação: mais introspetivo e retraído na forma como vive, evita o contacto social.

Subtipo social: relaciona-se com as pessoas que partilham dos seus interesses, é motivado pelo conhecimento e pela troca de ideias.

Subtipo sexual: embora reservado, é o mais intenso e emocional deste tipo, e é aquele que vive experiências mais ricas do ponto de vista humano.

 

Tipo 6

Subtipo autopreservação: procura relacionar-se com pessoas que possam protegê-lo e prover a segurança de que ele precisa.

Subtipo social: adequa-se às regras e normas como forma de se sentir seguro, segue figuras de autoridade (política ou religiosa, ou no contexto em que se insere).

Subtipo sexual: enfrenta o medo, precipitando-se sobre as situações que mais teme. Tende a ser inconsistente nas suas ações, ora demonstrando força, ora mostrando fragilidade.

 

Tipo 7

Subtipo autopreservação: ávido por novas experiências, tende a ter uma rede social muito rica, através da qual vive inúmeros desafios.

Subtipo social: generoso e idealista, tende a pôr os interesse do grupo acima dos seus.

Subtipo sexual: procura sempre fazer da realidade algo melhor e mais belo, é movido pelo entusiasmo e tem dificuldade em enfrentar o que é mais doloroso.

 

Tipo 8

Subtipo autopreservação: gosta de desfrutar do melhor da vida e aprecia o conforto material.

Subtipo social: protetor com o seus, leal e mais discreto, tem uma forte preocupação com a justiça.

Subtipo sexual: desafiador e carismático, tem um forte magnetismo.

 

Tipo 9

Subtipo autopreservação: procura ter harmonia no seu dia-a-dia através do conforto físico e de rotinas que lhe dão estabilidade. Tende a ser mais introvertido e a manter-se mais distante das suas próprias emoções.

Subtipo social: procura a harmonia através do grupo em que se insere, é mais extrovertido e sociável e tende a agir em prol da comunidade.

Subtipo sexual: procura ter uma relação mais próxima com as pessoas a quem é chegado, tem maior necessidade de ter um relacionamento íntimo e tem medo de ficar sozinho.

 

Aconselhamos a leitura do artigo: 

Sabe qual é o seu tipo de personalidade? O Eneagrama esclarece! 

https://www.espacoabsoluto.pt/news/sabe-qual-e-o-seu-tipo-de-personalidade-o-eneagrama-esclarece

 

BEM-ESTAR E ESPIRITUALIDADE

Rotinas Matinais para Cuidar de Si

Se não tivermos amor-próprio e não gostarmos de nós, não podemos valorizar o amor dos outros nem gostar deles.

O ciclo lunar e o Sagrado Feminino

Entenda como as mudanças da Lua podem afetar profundamente a mulher!

A Importância do Perdão

O perdão é como uma arte que precisa de ser praticada para evoluir.

Dicas de Feng Shui para melhorar o seu relacionamento amoroso

Através do Feng Shui é possível melhorar o seu relacionamento amoroso e reacender a chama da paixão.

O significado das cores dos cristais

A cada cor corresponde um determinado significado e objetivo que são primordiais para compreendermos o que se passa ao nosso redor e como é que os cristais e as pedras preciosas de uma determinada cor podem exercer uma influência direta na nossa vida, no nosso estado de espírito e na nossa saúde.

As 21 Leis do Universo

As leis que regem o Universo também governam a nossa vida para evoluir para a felicidade plena, teremos de as conhecer e respeitar.

Artigos relacionados

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.