Como saber se um cristal é verdadeiro?

A diversidade de pontos de venda de cristais atualmente existente faz com que, por vezes, possa haver cristais falsos que são vendidos como sendo verdadeiros. Aprenda a distingui-los através destes passos simples!

BEM-ESTAR E ESPIRITUALIDADE

A diversidade de pontos de venda de cristais atualmente existente faz com que, por vezes, possa haver cristais falsos que são vendidos como sendo verdadeiros. Aprenda a distingui-los através destes passos simples!

 

O ideal será ter consigo um cristal que esteja seguro que é verdadeiro, pois ele servirá de medida de comparação. Caso não tenha um cristal que possa usar nesse sentido, terá de se deixar guiar pelos seus sentidos para testar as seguintes caraterísticas:

 

1 – Temperatura

Os cristais naturais não conseguem reter o calor por muito tempo e, como tal, são frios. Ponha o cristal na sua mão, feche-a durante breves segundos, depois abra a mão e ponha o cristal na mesa. Ao fim de poucos segundos o cristal verdadeiro estará frio, um cristal falso ainda pode conservar algum calor. Se tem um cristal que possa usar como termo de comparação, deite-se de barriga para cima e coloque-o sobre a sua testa. Retire-o e repita com o cristal cuja autenticidade não está garantida. O cristal verdadeiro é mais frio que o cristal falso.

 

2 – Peso

Os cristais são extraídos das rochas e contêm, em muitos casos, metais e outros resíduos que fazem com que sejam mais pesados. Os cristais falsos tendem a ser mais leves, pois são geralmente compostos por vidro.

 

3 – Durabilidade

Os cristais naturais adquirem imperfeições ao longo do tempo, da mesma forma como acontece com as rochas que vão sofrendo os efeitos da erosão e do clima. Com o tempo, os cristais verdadeiros podem rachar, ganhar fissuras, furos, alterações na cor, enquanto que os cristais falsos se mantêm intactos, pois são fabricados artificialmente.

 

4 – Composição

Ao deixar os cristais dentro de água durante alguns dias, observará que os cristais verdadeiros manterão as suas caraterísticas e a sua cor (não coloque em água o cristal selenite), enquanto que os cristais falsos se tornam mais esbatidos e podem, mesmo, perder por completo a cor que apresentavam.

 

5 – Intensidade da cor

Embora alguns cristais verdadeiros evidenciem cores fortes e intensas, os cristais falsificados podem apresentar cores que se destacam. Observe com especial atenção as fissuras existentes no cristal: se forem mais escuras que o restante cristal, isso pode dever-se a acumulação de pigmento colorido.

 

6 – Existência de bolhas de ar

Os cristais naturais nunca desenvolvem bolhas de ar. Observe com atenção o cristal, de preferência a contraluz. Se detetar bolhas de ar no seu interior, o cristal é falsificado.

 

7 – Resistência

A maior parte dos cristais tem um elevado nível de dureza e, como tal, dificilmente se risca ou quebra. Embora este teste seja arriscado, pode fazê-lo: deixe cair o cristal sobre uma superfície dura, como uma mesa, a uma altura de 20 cm (se deixar cair no chão, principalmente sobre pedra, irá partir-se de qualquer dos modos). Se o cristal for verdadeiro, dificilmente partirá, enquanto que um cristal falsificado ganha fissuras por dentro ou pode mesmo partir.

 

8 – Opacidade

Os cristais naturais tendem a ter veias hidrotérmicas no seu interior. Veja o cristal a contraluz, se for completamente liso por dentro possivelmente é falso. Um teste que resulta com cristais transparentes, como o quartzo transparente, consiste em colocá-lo sobre um papel escrito. Se for verdadeiro, as letras são distorcidas em várias direções, enquanto que, se for falso, elas simplesmente aumentarão de tamanho.

 

9 – Resistência ao fogo

Acenda um isqueiro e coloque a chama sobre o cristal (utilize uma pinça com base de madeira ou plástico, para não se queimar). Se ele for verdadeiro, será resistente ao fogo, enquanto que um cristal que contenha plástico começará a queimar.

BEM-ESTAR E ESPIRITUALIDADE

Aprenda a lidar com os vampiros energéticos

Já alguma vez se aproximou de alguém e sentiu que ficou sem energia de repente, como se fosse desfalecer? Poderá ter estado na presença de um vampiro energético.

Quiromancia

A Quiromancia – ou leitura da mão – oferece-nos uma perspetiva mais ampla daquilo que o futuro nos reserva – a sina traçada na palma da mão.

Conselhos para meditar bem

Serve, entre outras coisas, para atingirmos a autorrealização e estabelecermos um elo com a vontade divina.

A Alimentação: Uma Conexão Energética

Os alimentos não são apenas nutrientes para o corpo físico, mas também carregam energias que podem influenciar nosso estado emocional, mental e espiritual.

A Importância do Perdão

O perdão é como uma arte que precisa de ser praticada para evoluir.

Oração Ho’oponopono

Prática havaiana de arrependimento, dado que para os antigos havaianos eram os pensamentos tóxicos de recordações ou traumas do passado.

Artigos relacionados

Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.