Como saber se um cristal é verdadeiro?

A diversidade de pontos de venda de cristais atualmente existente faz com que, por vezes, possa haver cristais falsos que são vendidos como sendo verdadeiros. Aprenda a distingui-los através destes passos simples!

BEM-ESTAR E ESPIRITUALIDADE

A diversidade de pontos de venda de cristais atualmente existente faz com que, por vezes, possa haver cristais falsos que são vendidos como sendo verdadeiros. Aprenda a distingui-los através destes passos simples!

 

O ideal será ter consigo um cristal que esteja seguro que é verdadeiro, pois ele servirá de medida de comparação. Caso não tenha um cristal que possa usar nesse sentido, terá de se deixar guiar pelos seus sentidos para testar as seguintes caraterísticas:

 

1 – Temperatura

Os cristais naturais não conseguem reter o calor por muito tempo e, como tal, são frios. Ponha o cristal na sua mão, feche-a durante breves segundos, depois abra a mão e ponha o cristal na mesa. Ao fim de poucos segundos o cristal verdadeiro estará frio, um cristal falso ainda pode conservar algum calor. Se tem um cristal que possa usar como termo de comparação, deite-se de barriga para cima e coloque-o sobre a sua testa. Retire-o e repita com o cristal cuja autenticidade não está garantida. O cristal verdadeiro é mais frio que o cristal falso.

 

2 – Peso

Os cristais são extraídos das rochas e contêm, em muitos casos, metais e outros resíduos que fazem com que sejam mais pesados. Os cristais falsos tendem a ser mais leves, pois são geralmente compostos por vidro.

 

3 – Durabilidade

Os cristais naturais adquirem imperfeições ao longo do tempo, da mesma forma como acontece com as rochas que vão sofrendo os efeitos da erosão e do clima. Com o tempo, os cristais verdadeiros podem rachar, ganhar fissuras, furos, alterações na cor, enquanto que os cristais falsos se mantêm intactos, pois são fabricados artificialmente.

 

4 – Composição

Ao deixar os cristais dentro de água durante alguns dias, observará que os cristais verdadeiros manterão as suas caraterísticas e a sua cor (não coloque em água o cristal selenite), enquanto que os cristais falsos se tornam mais esbatidos e podem, mesmo, perder por completo a cor que apresentavam.

 

5 – Intensidade da cor

Embora alguns cristais verdadeiros evidenciem cores fortes e intensas, os cristais falsificados podem apresentar cores que se destacam. Observe com especial atenção as fissuras existentes no cristal: se forem mais escuras que o restante cristal, isso pode dever-se a acumulação de pigmento colorido.

 

6 – Existência de bolhas de ar

Os cristais naturais nunca desenvolvem bolhas de ar. Observe com atenção o cristal, de preferência a contraluz. Se detetar bolhas de ar no seu interior, o cristal é falsificado.

 

7 – Resistência

A maior parte dos cristais tem um elevado nível de dureza e, como tal, dificilmente se risca ou quebra. Embora este teste seja arriscado, pode fazê-lo: deixe cair o cristal sobre uma superfície dura, como uma mesa, a uma altura de 20 cm (se deixar cair no chão, principalmente sobre pedra, irá partir-se de qualquer dos modos). Se o cristal for verdadeiro, dificilmente partirá, enquanto que um cristal falsificado ganha fissuras por dentro ou pode mesmo partir.

 

8 – Opacidade

Os cristais naturais tendem a ter veias hidrotérmicas no seu interior. Veja o cristal a contraluz, se for completamente liso por dentro possivelmente é falso. Um teste que resulta com cristais transparentes, como o quartzo transparente, consiste em colocá-lo sobre um papel escrito. Se for verdadeiro, as letras são distorcidas em várias direções, enquanto que, se for falso, elas simplesmente aumentarão de tamanho.

 

9 – Resistência ao fogo

Acenda um isqueiro e coloque a chama sobre o cristal (utilize uma pinça com base de madeira ou plástico, para não se queimar). Se ele for verdadeiro, será resistente ao fogo, enquanto que um cristal que contenha plástico começará a queimar.

BEM-ESTAR E ESPIRITUALIDADE

Significado das Cores das Velas

Acender uma vela de determinada cor significa que estamos a transmitir o nosso desejo de atrair para a nossa vida determinados objetivos.

Chás para o Bem-Estar

Em Portugal, o termo “chá” é utilizado para referir também as infusões que incluem, ou não, folhas de chá.

A importância de fazer uma limpeza energética

Fazer uma limpeza energética traz imensos benefícios para a sua vida.

O ciclo lunar e o Sagrado Feminino

Entenda como as mudanças da Lua podem afetar profundamente a mulher!

Como saber se um cristal é verdadeiro?

A diversidade de pontos de venda de cristais atualmente existente faz com que, por vezes, possa haver cristais falsos que são vendidos como sendo verdadeiros. Aprenda a distingui-los através destes passos simples!

O significado da cor da sua porta de entrada.

A porta de entrada é a primeira coisa que vemos ao chegar a casa depois de um longo dia, e a sua cor surte efeito no nosso estado de espírito. Esta é, também, a primeira coisa que quem nos visita encontra. Será que causa emoções positivas?

Artigos relacionados

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.